REDES SOCIAIS

Veja o que se sabe sobre o Threads, concorrente do Twitter lançado pela Meta

Rede social, que não tem publicidade em sua versão atual, já tem 30 milhões de usuários

Threads, novo aplicativo do Instagram - Katarina Bandeira/Folha de Pernambuco

Menos de 24 horas após o seu lançamento, nesta quarta-feira, a nova rede social da Meta, o aplicativo de mensagens Threads, inspirado no Twitter, revolucionou o setor, impulsionado pela força do grupo de Mark Zuckerberg.

Trinta milhões de usuários
O Threads alcançou esta marca em menos de 24 horas, segundo Zuckerberg, CEO da Meta. O aplicativo lidera os downloads na loja da Apple, no que é, de longe, um recorde absoluto. O recorde não oficial era ostentado pelo jogo Mario Kart Run, que conquistou 20 milhões de usuários em um único dia, em 2019.

Sem publicidade
A plataforma não inclui publicidade em sua versão atual. "Se tiver êxito, se criarmos algo que muita gente use e ame, com o tempo iremos monetizá-lo, tenho certeza", indicou o head do Instagram, Adam Mosseri, ao The Verge.

Todas as redes semelhantes ao Threads ou Twitter obtêm a maior parte de sua receita da publicidade.

Clone rudimentar do Twitter
O desenho do Threads é semelhante ao do Twitter, incluindo o selo azul para contas verificadas. Mas diferentemente deste último, onde o único critério atual para a atribuição de um selo é que se pague pelo mesmo, o Threads verifica se a conta realmente pertence à pessoa cujo nome é exibido.
 

Cada publicação tem um limite de 500 caracteres e pode incluir fotos ou vídeos de até cinco minutos de duração. Por enquanto, o software oferece apenas uma coluna e só pode ser acessado por meio de dispositivos móveis.

"Faltam muitas funções básicas: busca por palavra, palavras-chave, e um fio ou feed para seguir as contas", reconheceu Adam Mosseri em seu perfil na plataforma. "Estamos trabalhando nisso, mas leva tempo."

Por outro lado, Mosseri disse ao The Verge que a Meta não pretende criar mensagens diretas (DMs) entre os usuários do Threads, um recurso popular no Twitter. Já a moderação de conteúdo é a mesma do Instagram.

Integração do Threads e o Instagram
Uma das novidades trazidas pela integração com o Instagram é a possibilidade de compartilhar um post do Threads nos Stories. Além disso, é claro, é possível compartilhar um post em forma de link em qualquer outra plataforma que desejar.

"O nosso objetivo com o Threads é reunir o que o Instagram faz de melhor e expandir para o texto, criando um espaço positivo e criativo para que as pessoas expressem as suas ideias", informou a empresa.

Celebridades e marcas já aderiram
As cantoras Shakira e Jennifer Lopez, o jogador de basquete Stephen Curry, o cantor, produtor e criador Pharrell Williams e Oprah Winfrey já aderiram ao Threads, onde publicaram várias mensagens. Quanto às marcas, Netflix, Spotify, Amazon e Coca-Cola também abriram suas contas oficiais.

"Seria genial se se tornasse realmente grande, mas estou mais interessado em que se torne culturalmente relevante, do que em atrair centenas de milhões de usuários", disse Adam Mosseri ao The Verge.

Veja uma lista abaixo com alguns outros nomes:

Celebridades brasileiras:

Marcos Mion

Maisa Silva

Ivete Sangalo

Thelminha

Astrid Fontenelle

Juliette

Alok

Babu Santana

Criadores de conteúdo brasileiros:

Lucas Rangel

Ivan Baron

Pequena Lo

Virginia

Tucumã Pataxó

Monique Evelle

Artistas globais:

Shakira

Ellie Goulding

Nick Jonas

Coldplay

Gordon Ramsay

Veja algumas regras do Threads:

Todos os menores de 16 anos (ou menores de 18 anos em alguns países) terão um perfil privado assim que entrarem no aplicativo

O usuário poderá optar por seguir as mesmas contas que segue no Instagram e também encontrar outras pessoas que se interessem pelos mesmos assuntos

O usuário também poderá controlar quem pode te mencionar ou responder

Recursos de acessibilidade disponíveis no Instagram, como suporte a leitor de tela e descrições de imagens geradas por inteligência artificial (IA), também estão disponíveis no Threads