REDES SOCIAIS

Rival do Twitter, Threads registra 100 milhões de usuários em cinco dias

Criada pela empresa de Mark Zuckerberg, a plataforma tem o objetivo de competir com o Twitter, com layout e funcionamento bem parecidos

Threads é o novo aplicativo da Meta - Katarina Bandeira/Folha de Pernambuco

O aplicativo Threads, lançado pelo Instagram como rival do Twitter, atraiu mais de 100 milhões de usuários em menos de cinco dias, disseram sites de rastreamento de dados nesta segunda-feira (10), quebrando o recorde da ferramenta de IA ChatGPT para o aplicativo de consumidor que mais cresce.

Enquanto o ChatGPT levou dois meses para atingir a marca de 100 milhões de usuários e o aplicativo de compartilhamento de vídeos TikTok levou nove meses, o próprio Instagram levou dois anos e meio para atingir essa marca após seu lançamento em 2010.

Os tópicos foram lançados nas lojas de aplicativos da Apple e Android em 100 países na noite de quarta-feira, embora não estejam disponíveis na Europa porque a controladora Meta não tem certeza de como navegar na legislação de privacidade de dados da União Europeia.

Acredita-se que o Twitter tenha cerca de 200 milhões de usuários regulares, mas sofreu repetidas falhas técnicas desde que Elon Musk comprou a plataforma no ano passado e demitiu milhares de funcionários.

Musk, que também atua como chefe da Tesla e da SpaceX, também alienou muitos usuários ao introduzir cobranças por serviços anteriormente gratuitos e permitir que contas banidas de direita voltassem à plataforma.
 

Vários rivais surgiram, mas a maioria são plataformas de nicho sem capacidade de crescer na escala necessária para destronar o Twitter.

O Threads está achando mais fácil porque está vinculado ao Instagram, que tem mais de um bilhão de usuários regulares.

O serviço de dados online Quiver Quantitative informou que o aplicativo ultrapassou 100 milhões de usuários às 07:00 GMT na segunda-feira.

Outros sites, usando uma contagem dos "emblemas" recebidos pelos usuários do Instagram que baixaram o Threads, reconheceram que a marca havia passado antes.

Musk ameaçou processar a Meta por roubo de segredos comerciais e propriedade intelectual, alegações negadas pela empresa, que também é dona do Facebook e do WhatsApp.

Musk está travado em uma rivalidade com o chefe da Meta, Mark Zuckerberg, com os dois homens chamando um ao outro para uma luta na jaula recentemente.