TECNOLOGIA

Conheça Claude, rival do ChatGPT que acaba de ganhar nova versão da Anthropic, startup de IA

Segundo a empresa, seus testes indicaram que este modelo é melhor

Claude.ia - reprodução

A Anthropic, uma startup de inteligência artificial que se posiciona como criadora de um tipo de chatbot mais seguro, lançou uma nova versão de seu bot de IA, chamado Claude.

A Anthropic disse que o Claude 2 está disponível para qualquer pessoa nos EUA ou no Reino Unido on-line em claude.ai, e as empresas podem acessá-lo por meio de uma interface de programação de aplicativos.

O novo lançamento, nesta terça-feira, ocorre vários meses depois que a Anthropic começou a oferecer uma versão anterior do Claude para empresas que queriam adicioná-lo a seus produtos. Anteriormente, o bot foi testado por um punhado de empresas, incluindo a Quora, que o incorporou a um aplicativo chamado Poe, que permite que os usuários façam perguntas.

Como seu antecessor, o Claude 2 foi desenvolvido com base em um grande modelo de linguagem e pode ser usado para tarefas escritas, como resumir, pesquisar, responder a perguntas e codificar. Atualmente, ambos os modelos podem absorver grandes blocos de texto - um usuário pode pedir que ele resuma um livro, por exemplo - embora o Claude 2 possa gerar respostas mais longas do que seu antecessor.

As respostas podem chegar a cerca de 3.000 palavras, de acordo com dados fornecidos pela empresa. O Claude 2 também oferecerá respostas mais precisas sobre alguns tópicos, como codificação e matemática em nível de escola primária, informou a empresa.

O objetivo da Anthropic é que o Claude seja menos suscetível à manipulação do que outros chatbots. A empresa pretende controlar a geração de resultados prejudiciais ou ofensivos em resposta a solicitações - problemas que têm prejudicado os chatbots rivais, como o ChatGPT da OpenAI.

A startup disse que seus testes indicaram que o Claude 2 era melhor do que o modelo existente na geração do que a Anthropic chama de "respostas inofensivas" a "solicitações prejudiciais".

A presidente e cofundadora da Anthropic, Daniela Amodei, disse que o modelo mais recente foi projetado para "parecer, de forma subjetiva, um pouco melhor" do que a versão anterior. Ela acrescentou: "E também sabemos que ele ainda não é perfeito. Ele ainda tem limitações".

A Anthropic, com sede em São Francisco, foi fundada em 2021 por ex-funcionários da OpenAI, incluindo Amodei e seu irmão, Dario Amodei. A startup e sua liderança pediram cautela sobre a pressa em desenvolver e lançar sistemas de IA e seu potencial para transformar os setores.

Em maio, a empresa informou que levantou US$ 450 milhões em financiamento, elevando o total arrecadado pela empresa até o momento para mais de US$ 1 bilhão.

A Anthropic disse que planeja disponibilizar o Claude para pessoas em mais países nos próximos meses.