LUTO

Lula lamenta morte de João Donato: "Um dos gênios da música brasileira"

Músico morreu em decorrência de uma série de problemas de saúde; na última semana, havia sido internado por infecção nos pulmões

João Donato morreu aos 88 anos - Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do pianista, compositor e arranjador João Donato, aos 88 anos, nesta segunda-feira. Pelas redes sociais, o presidente afirmou que o Donato foi um dos "gênios da música brasileira" e um dos "maiores e mais criativos compositores".

"João Donato, pianista, acordeonista, cantor e compositor, foi um dos gênios da música brasileira. Perdemos hoje um de nossos maiores e mais criativos compositores. Nascido no Acre, foi no Rio de Janeiro que construiu sua trajetória e marcou a história da música em nosso país, com composições que correram o mundo. João Donato via música em tudo. Inovou, passou pelo samba, bossa nova, jazz, forró e na mistura de ritmos construiu algo único. Manteve-se criando e inovando até o fim. Que encontre a paz que tanto cantou. Sua música permanecerá conosco. Meus sentimentos aos familiares, amigos, músicos que nele se inspiraram e fãs no mundo todo", escreveu Lula.

 



O músico morreu em decorrência de uma série de problemas de saúde. Na última semana, ele havia sido internado, num hospital no Rio de Janeiro, devido a uma infecção nos pulmões.
 

Parceiro musical dos principais expoentes da bossa nova — como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto —, o multi-instrumentista se notabilizou pela inventividade com que fundia, a um jeito único, diferentes gêneros musicais, como jazz, samba e ritmos caribenhos.