Índia

Deslizamento de terra deixa pelo menos 16 mortos na Índia

Este número é provisório e pode piorar, informou a administração local

Pelo menos 10 pessoas morreram depois que um deslizamento de terra causado por fortes chuvas atingiu seu vilarejo no estado de Maharashtra, na Índia, com dezenas de outras pessoas presas, disseram autoridades. - INDRANIL MUKHERJEE/AFP

Pelo menos 16 morreram nesta quinta-feira (20) em um deslizamento de terra em uma cidade no estado de Maharashtra, no centro-oeste da Índia, segundo autoridades do país.

Este número é provisório e pode piorar, informou a administração local, acrescentando que as operações de resgate foram suspensas devido às chuvas incessantes e à "ameaça de um novo deslizamento de terra".

Santosh Kumar, um socorrista voluntário, contou que, de acordo com seus cálculos, é possível haver entre "60 e 70 corpos. Enterramos de 12 a 14 corpos no local".

Cerca de 1.000 socorristas foram mobilizados para a operação, informou o vice-ministro chefe de Estado, Devendra Fadnavis.

Já o policial Harish Kalsekar disse à AFP que cerca de 50 pessoas ainda podem estar sob os escombros.

Desde o início das monções na Índia, no início de junho, as inundações e os deslizamentos de terra deixaram dezenas de mortos no país.

Especialistas acreditam que as mudanças climáticas aumentam o número de fenômenos meteorológicos extremos.