Messi

Messi: chegada do argentino acende debate sobre grama sintética na MLS

Seis estádios da liga americana possuem piso artificial; craque deve estrear nesta sexta-feira (21)

Messi não quer jogar em gramados sintéticos - HECTOR VIVAS /GETTY IMAGES NORTH AMERICA/ Getty Images via AFP

Messi deve estrear pelo Inter Miami nesta sexta-feira (21) contra o Cruz Azul, do México, pela Copa das Ligas. A partida será disputada no gramado natural do Estádio Azteca, na capital mexicana. Mas, para os próximos jogos, o craque argentino pode ter de se submeter aos pisos sintéticos. O tema entrou para o debate da crônica esportiva americana nos últimos dias.

Seis clubes da Major League Soccer (MLS) jogam em grama sintética, algo que, segundo a mídia dos Estados Unidos, está fora dos planos de Messi.

O Inter Miami tem compromissos fora de casa contra o Atlanta United e o Charlotte FC no segundo semestre deste ano. Ambos possuem estádio com grama artificial. O primeiro clube, no entanto, já adiantou que não fará qualquer alteração no "tapete" para atender as vontades de Messi.

— Você pode perguntar a [Tata Martino, treinador do Inter Miami], ele está familiarizado com a qualidade do nosso gramado — disse Garth Lagerwey, presidente e CEO do Atlanta United, antes do jogo MLS All-Star em Washington. — Ele pode explicar a seus jogadores como é bom e seguro jogar em nosso estádio — acrescentou.

O comissário da MLS, Don Garber, afirmou à The Atletic que espera que os clubes ofereçam grama natural para Messi. Ele explicou que em jogos internacionais é comum a instalação de grama natural temporária em cima da artificial.

— Não houve compromissos de uma forma ou de outra para isso... minhas expectativas são de que é isso que eles [os clubes com estádio com grama artificial] farão, mas há muito trabalho que precisa ser feito — afirmou Garber.

De acordo com o USA Today, o Charlotte FC também não tem planos de mudar o gramado. Os estádios do New England Revolution, do Portland Timbers, do Sounders FC e do Vancouver Whitecaps também têm pisos artificiais.

Garber, no entanto, acha que Messi pode acabar cedendo, como aconteceu com outros craques de renome global que passaram pela MLS.

— Acho que muitas estrelas internacionais chegam à Major League Soccer e ficam intrigadas ou preocupadas em não jogar na grama — afirmou. — E então você vê alguns dos melhores jogadores que já jogaram aqui, o Henry, o Kaká, eles jogaram no sintético. Então, acho que é um processo que terá que acontecer com o tempo — finalizou.