Pronto para duelo contra Musk: Mark Zuckerberg é graduado faixa azul em jiu-jítsu
Dono da Meta publicou registro pós-treino com dois dos atuais campeões da entidade
Mark Zuckerberg foi graduado faixa azul de jiu-jítsu e passará a competir nesse novo nível com a equipe Guerrilla Jiu-Jitsu San Jose. A novidade foi divulgada pelo próprio bilionário da tecnologia, nas redes sociais. O CEO da Meta agradeceu o treinador Dave Camarillo pela evolução no esporte.
"Parabéns Dave Camarillo pela faixa preta 5º grau. Você é um grande treinador e eu aprendi muito sobre luta e vida treinando com você. Também honrado em ser promovido para competir na faixa-azul pela equipe", destacou Zuckerberg.
Zuckerberg entrou de vez no mundo das artes marciais após ser cogitada a organização de uma luta entre ele e Elon Musk, dono do Twitter e da Tesla. O dono da Meta (dona de Instagram, Facebook, WhatsApp e do novíssimo Threads) já havia publicado em suas redes sociais um registro no qual aparece treinando ao lado dos, nada menos, campeões dos pesos médio e pena do UFC, o nigeriano Israel Adesanya e o australiano Alexander Volkanovski, respectivamente.
A "trajetória" dele nos ringues, porém, já vem de algum tempo. Em entrevista ao podcast do influencer Joe Rogan no ano passado, Zuckerberg contou que costumava praticar esportes como corrida e surf, mas, após o início da pandemia, acabou se aproximando do mundo do MMA, por meio de amigos surfistas que o apresentaram a Dave Camarillo, conceituado treinador de jiu-jítsu.
"O mais louco é que realmente é o melhor esporte. Desde a primeira sessão que fiz, uns cinco minutos depois, eu pensei: 'Onde isso estava durante toda a minha vida?", contou Zuckerberg.
Camarillo é treinador de nomes conceituados no MMA, como o ex-campeão dos pesos pesados Cain Velásquez. Mesmo assim, rasgou elogios ao desempenho de Zuckerberg nos treinos e chegou a afirmar que o dono da Meta foi "um dos melhores alunos" que já teve.
"Ele é incrível. É extremamente esforçado, como todo mundo sabe. Muitas pessoas têm um negócio e são bem-sucedidas e têm esse lado da vida, mas raramente mergulham no lado físico, especialmente com algo como jiu- jítsu e MMA, e têm a mesma quantidade de sucesso ou até mesmo passam do dia 1 ou mês 1. Ele não é esse tipo de cara. Acho que ele tem um bom equilíbrio entre o que faz com seus negócios e o que faz no mundo físico. E ele se destaca", afirmou Camarillo.
Provocação
Em seu primeiro registro público sem camisa no Instagram, feito nessa terça-feira, o dono da Meta ostentava um abdômen definido. A publicação foi feita pela conta de Adesanya, marcando os outros dois colegas de treino, acompanhada da legenda "No fugazi with Mark. This is Serious Business" ("Sem caô com o Mark. Esse é um negócio sério", em tradução livre).
Musk desafiou o CEO da Meta para uma luta no mês passado, à qual Zuckerberg respondeu pedindo o local do encontro. O gesto foi em resposta a uma conversa sobre a Meta iniciar um serviço que poderia se tornar um rival em potencial para o Twitter de Musk. Apesar de tudo aparentemente não passar de uma brincadeira, segundo o site TMZ, os dois bilionários estão "all in" na ideia e negociam com Dana White, dono da franquia UFC, os detalhes da luta "diariamente".
No fim de junho, autoridades italianas ofereceram o campo histórico de batalha do Coliseu, em Roma, para a organização da luta, segundo a "TMZ Sports".
De acordo com o site, o Ministério da Cultura da Itália entrou em contato com Zuckerberg para sugerir a realização da "luta do século" entre os bilionários na arena de gladiadores mais lendária da História. O CEO da Meta, controladora do Facebook, repassou a mensagem ao chefe do UFC, Dana White, cuja equipe já está em conversas com as autoridades italianas sobre a viabilidade do negócio.