Lucro da Microsoft cresce 20% no quarto trimestre fiscal, superando estimativas
Crescimento das vendas foi de 8% no período
A Microsoft divulgou um crescimento morno nas vendas do quarto trimestre fiscal, prejudicado pela desaceleração da demanda por serviços de computação em nuvem, enquanto a fabricante de software aguarda um aumento na receita de novos produtos movidos a inteligência artificial.
No entanto, o lucro no período encerrado em 30 de junho foi de US$ 20,08 bilhões, 20% maior do que em igual período do ano passado, enquanto as vendas cresceram 8%, chegando a US$ 56,2 bilhões, informou a empresa em comunicado.
Embora os resultados gerais tenham superado as projeções dos analistas, o crescimento da receita dos serviços de nuvem do Azure diminuiu para 27%, excluindo as flutuações cambiais, em comparação com 31% no trimestre anterior.
O CEO Satya Nadella revelou uma série de novos programas de IA - baseados em modelos do parceiro OpenAI - para a maioria das principais linhas de produtos da Microsoft, e a demanda está aumentando para serviços baseados na Internet que permitem que os clientes usem as tecnologias OpenAI.
Ainda assim, o pacote de produtividade do Office da empresa, que inclui IA, ainda não está amplamente disponível, e os gastos gerais com serviços do Azure e aplicativos do Office estão diminuindo após vários anos de investimentos corporativos crescentes.
Ao mesmo tempo, as remessas de computadores pessoais caíram pelo sexto trimestre consecutivo, prejudicando as vendas do software Windows e dos dispositivos Surface.
As ações caíram cerca de 1,5% no pós-mercado, depois de terem subido para US$ 350,98 no fechamento em Nova York. Os papéis subiram 18% nos três meses encerrados em junho, superando o aumento de 8,3% do índice S&P 500 nesse período.
Na semana passada, as ações da Microsoft atingiram um recorde de alta, impulsionadas pelo otimismo em relação a novas estratégias e produtos de IA.
"As organizações estão se perguntando não apenas como - mas com que rapidez - podem aplicar essa próxima geração de IA para abordar as maiores oportunidades e desafios que enfrentam - com segurança e responsabilidade", disse Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft. "Continuamos focados em liderar a nova mudança de plataforma de IA, ajudando os clientes a usar o Microsoft Cloud para obter o máximo de valor de seus gastos digitais e impulsionar a alavancagem operacional."
A Microsoft investiu US$ 13 bilhões na startup OpenAI, uma parceria que colocou a fabricante de software de 48 anos na vanguarda de uma corrida para desenvolver novos aplicativos que permitem aos clientes criar novos conteúdos a partir de seus dados existentes, bem como de informações extraídas da Web.
A empresa está aumentando os gastos para expandir os data centers e comprar os chips necessários para executar sistemas complexos de IA. Para compensar os altos investimentos, a Microsoft está lançando maneiras de gerar dinheiro com esses produtos.
No início deste mês,definiu um preço de US$ 30 por mês por usuário para suas ferramentas de IA do Office, chamadas Microso ft 365 Copilot - além do que a maioria dos clientes empresariais já paga pelo pacote de produtividade empresarial, que inclui Word, Excel, e-mail e software de conferência.
A Microsoft está reformulando a maioria de seus produtos - incluindo Office, Windows, Azure e a pesquisa do Bing - com base no modelo de linguagem mais recente da OpenAI, o GPT-4, e adicionando uma tecnologia de chatbot semelhante ao sucesso viral da startup, o ChatGPT.
A estimativa de crescimento anual das vendas diminuiu para 7% em 2023, após cinco anos consecutivos de aumentos acima de 10%. A Microsoft demitiu 10.000 funcionários no trimestre encerrado em março, inclusive em negócios importantes como Azure e software de segurança. A empresa sediada em Redmond, Washington, fez um número menor de demissões adicionais em julho, em áreas como vendas e suporte.