Taxa de preservação ambiental de Fernando de Noronha passa a ser paga apenas pela internet
Mudança tem como objetivo proporcionar melhorias no processo de pagamento obrigatório da taxa
A taxa de preservação ambiental (TPA) de Fernando de Noronha, em Pernambuco, passa a ser paga apenas pela internet a partir desta terça-feira (1º). A mudança foi anunciada pela Administração do arquipélago. A TPA é o imposto cobrado a turistas que chegam na ilha e, até a segunda-feira (31), também era possível efetuar o pagamento no desembarque.
Instituída por lei de 1989, a diária da TPA custa R$ 92,89. O visitante que desejar passar um mês em Fernando de Noronha deverá pagar R$ 6.548,98. A tabela completa pode ser consultada no site do governo local.
De acordo com a Administração, a mudança tem como objetivo proporcionar melhorias no processo de pagamento obrigatório da taxa.
Para pagar a TPA, o primeiro passo é acessar o site oficial de Fernando de Noronha. Na aba "Pagar TPA", o turista deve abrir o formulário de pagamento. Em seguida, é preciso marcar os termos de compromisso e uso e indicar quantas pessoas pagarão a taxa.
A tela seguinte mostra o formulário par ainserçãop de dados como nome completo, endereço, número de documento, período de estadia, companhia aérea e outros. Por fim, o turista deve selecionar a forma de pagamento da taxa.
A Administração de Noronha reforça que quem não conseguir pagar antecipadamente não deixará de entrar na ilha. "A pessoa poderá fazer o pagamento no aeroporto, mas também de forma on-line", explica o governo.
A Administração ainda incentiva, fortemente, que os turistas paguem a taxa antecipadamente, "pois isso facilitará a entrada dos mesmos no arquipélago, sem precisar enfrentar filas".
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail tpa@noronha.pe.gov.br ou pelo telefone (81) 3182-9600.
Confira o passo a passo: