Manifestação contra PEC que limita gastos termina em conflito no Rio

O protesto começou por volta das 18h, na praça da Cinelândia

O CORPO É NOSSO! - Reprodução/Adoro Cinema

Uma manifestação contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, que limita os gastos do governo federal, teve conflitos entre manifestantes e policiais no centro do Rio, na noite desta segunda-feira (17). O protesto começou por volta das 18h, na praça da Cinelândia. O primeiro conflito ocorreu quase duas horas depois, quando o ato passava em frente à sede da Petrobras, na avenida Chile. Manifestantes teriam atirado pedras em policiais, que revidaram com bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo. Houve correria na avenida.

Segundo relatos, havia cerca de mil pessoas no ano no momento da confusão. A Polícia Militar do Rio não divulga a quantidade de manifestantes em protestos de rua.
O protesto foi organizado pela internet, e movimentos sociais protestaram ao lado de centrais sindicais e partidos de esquerda. Havia manifestantes com os rostos cobertos.
Após o primeiro confronto, parte dos manifestantes se dispersou de volta para a Cinelândia e parte deixou o centro.

Na praça houve novo tumulto, com policiais perseguindo manifestantes e atirando bombas. Não está claro ainda o motivo que levou ao segundo momento de confusão e repressão. Algumas pessoas chegaram a se abrigar no restaurante Amarelinho, tradicional local de encontro de trabalhadores no fim do expediente no centro do Rio.
Ao menos uma pessoa foi ferida e teve de ser atendida por socorristas voluntários que atuam nas manifestações. Até as 21h, não havia informações sobre presos.