Ministério do Turismo

Presidente do União Brasil diz que posse de Sabino é importante, mas afasta adesão 'dogmática'

Celso Sabino (União) tomou posse como ministro do Turismo na tentativa do governo de garantir o apoio maciço da bancada do União Brasil na Câmara

Deputado Luciano Bivar (União-PE), presidente nacional do União Brasil - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente nacional do União Brasil, deputado Luciano Bivar (União-PE), não garantiu que o União Brasil fará parte da base do governo, apesar da posse de Celso Sabino como ministro do Turismo. Bivar afirmou que a posse de Sabino é "emblemática", mas que isso não significava adesão 'dogmática' ao governo.

— Dá uma musculatura muito grande de a gente estar cada vez mais integrado à governabilidade deste país. Essa posse do Celso Sabino é muito emblemática com a junção, com o apoio do União Brasil ao governo. Isso não significa que dogmaticamente esteja com o governo. A qualificação do Celso Sabino vai fazer com que haja mais apoio as pautas que dizem respeito ao governo — afirmou.

Lula oficializou a nomeação de Sabino no dia 14 de julho, após meses de impasse. Ele assumiu no lugar de Daniela Carneiro para atender a um pedido do União Brasil. A sua escolha foi uma forma de contemplar a bancada do União Brasil na Câmara que não se sentia representada por Daniela, que rompeu com o partido.

O governo também já aceitou incorporar o PP e o Republicanos a ministérios para aumentar o apoio no Congresso Nacional. Lula avalia, no momento, que pastas serão cedidas aos dois partidos. A nomeação de Sabino foi um gesto para garantir o apoio maciço da bancada do União Brasil na Câmara.

O líder do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (União-BA), também evitou garantir que o União Brasil estaria na base do governo. Nascimento afirmou que a posse de Sabino contribui para o partido a "poder ajudar o governo", mas que é preciso "entender" as diferenças "regionais e ideológicas".

— Quem pode falar isso é o presidente do partido (se o União está na base). Eu falo sobre a bancada. Na bancada temos as dificuldades de ter ai uma parte bem majoritária que tem acompanhado o governo mas também tem que respeitar aqueles que tem diferenças regionais e ideológicas e entender isso. O governo sabe disso desde o início, dessas dificuldades. É claro que a posse do ministro Celso Sabino ele tem uma capacidade política muito grande e vai nos ajudar a poder ajudar o governo — afirmou Elmar Nascimento.