POETA

Fabrício Carpinejar volta ao Recife com espetáculo sobre a vida a dois; confira entrevista

"Tudo que Seu Marido Precisa Saber" ganha sessão no Teatro RioMar, neste sábado (5)

Fabrício Carpinejar em cena - Guilherme Bezerra/Divulgação

Fabrício Carpinejar retorna ao Recife com "Tudo que Seu Marido Precisa Saber", seu novo espetáculo focado na vida a dois. Para falar sobre relacionamentos amorosos de uma  forma descontraída e com muitas reflexões, o poeta e pensador gaúcho sobe ao palco do Teatro RioMar neste sábado (5), às 20h.

O amor em suas diferentes formas é tema recorrente nas palestras e livros de Carpinejar. Desta vez, ele lança seu olhar para a importância da individualidade dentro das relações. “A peça surgiu para combater o romantismo da dependência, do apego, da metade da laranja. Metade da laranja não dá suco”, comenta o autor, em entrevista à Folha de Pernambuco

“Você precisa ser inteiro, ter seu lazer, seus amigos, seu contato com a família independentemente do outro. Sem querer levar o seu parceiro ou a sua parceira para tudo o que faz. Ninguém é protagonista sendo figurante. O que mais existe é ir em programas de modo contrariado para agradar o seu par amoroso. Depois vem a conta de todas as privações e renúncias”, complementa. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

 

Dirigido e roteirizado pelo próprio Carpinejar, o espetáculo está em turnê pelo Brasil e já passou pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Segundo o poeta, os casais que comparecem às apresentações costumam reagir às suas observações sobre o casamento com risos.

“Talvez eu tenha fracassado. Pensei que era um drama e, no fim, era comédia. Mas meu humor é involuntário, é muito mais da aceitação dos meus defeitos, do quanto já pisei na bola tentando adivinhar o que a minha esposa queria. Amor não é telepatia, é simplesmente perguntar. Telepatia gera suspense à toa e frustração em demasia”, analisa o gaúcho, para o qual a gargalhada funciona como “um choro mais espontâneo”. “Você descarrega todo o seu nervosismo e tensão a partir dela”, dispara. 

Para os casados, os apontamentos de Carpinejar no palco são capazes de gerar identificação imediata. Isso não quer dizer, segundo o pensador, que quem está sozinho também não possa aproveitar o show. “O melhor espetáculo é visto pelos solteiros, que não sofrem com nenhuma implicação direta, enxergam o monólogo com distanciamento, sem ninguém ao lado para beliscar ou cutucar. Tem material de sobra para empregar e aplicar no próximo romance. Desfrutam da tranquilidade de não ser um casal na hora para fazer uma DR”, diz. 

Para a ocasião, o poeta veste a mesma roupa que usou em sua cerimônia de casamento: um terno em estilo medieval criado pelo renomado estilista Ronaldo Fraga. Ao longo dos 70 minutos de apresentação, a plateia pode acompanhar em tempo real os batimentos cardíacos do escritor. 

“É uma forma do público entender o palco como um espaço de sinceridade inadiável. Estou representando quem eu sou. Não se mente emocionado. Finjo o que realmente sinto”, afirma Carpinejar, que revela não conferir seus batimentos durante o espetáculo para não ter um ataque cardíaco. 

Entre tantas mensagens transmitidas no palco, o poeta diz querer que o público leve para casa a ideia de que a amizade é a base do amor e o alicerce da admiração. “Você tem mais dificuldade de trair um amigo do que a esposa ou marido, simplesmente porque essa relação fraterna está fundada na lealdade. A infidelidade é uma deslealdade que já foi perdida no meio do caminho. Seja leal e será fiel”, aconselha. 

Serviço:
“Tudo que Seu Marido Precisa Saber”, de Fabrício Carpinejar
Quando: neste sábado (5), às 20h
Onde: Teatro RioMar (Av. República do Líbano, 251, Pina) 
Ingressos a partir de R$ 36, à venda na plataforma Uhuu e na bilheteria do teatro