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Com novo "streaming", Mercado Livre caminha para ser um superapp

Plataforma de vídeo será gratuita, mas com anúncios. Serviço será liberado a brasileiros de forma gradual este mês

Mercado Livre - Divulgação

O Mercado Livre anunciou nesta sexta-feira (4) o lançamento do seu próprio serviço de streaming, o Mercado Play, que poderá ser acessado gratuitamente por qualquer pessoa com cadastro no site. Sem conteúdo próprio por enquanto, a plataforma terá filmes e séries selecionadas de parceiros, como Disney+, Star+, HBO Max e Paramount+. O serviço, porém, exibirá anúncios.

A novidade se soma aos demais serviços oferecidos pela empresa de e-commerce, como banco digital com cartão de crédito a pessoas físicas e jurídicas, pelo Mercado Pago; um braço de logística, com o Mercado Envios; anúncios, pelo Mercado Ads; e a possibilidade de criação de loja on-line, no Mercado Shops.

Sandro Cimatti, CEO da consultoria de varejo e serviços CVA Solutions, acredita que o Mercado Livre está cada vez mais próximo de se tornar um superapp — uma espécie de ecossistema que oferece soluções diversas e permite ao cliente recorrer a um só lugar para comprar, fazer transações bancárias, ter acesso a entretenimento e se comunicar.
 

"Na China, isso já existe através do WeChat, que tem desde uma ferramenta semelhante ao WhatsApp até e-commerce. No Brasil, quem está mais próximo é o Mercado Livre. De certa forma, está a um passo de oferecer também comunicação", diz Cimatti.

Gás na receita publicitária
Dar acesso a um streaming gratuito, avalia Cimatti, é uma estratégia de fidelização. Grandes concorrentes, como a Amazon, cobram pelo serviço. Mas nada impede, diz o especialista, no futuro o Mercado Livre atrele o benefício a um gasto mínimo em compras por mês.

Luiz Barros, vice-presidente de Entretenimento do Mercado Livre, diz que o objetivo do Mercado Play tem o objetivo de fortalecer o relacionamento com o usuário, melhorar a experiência deste e, assim, aumentar o tempo na plataforma:

"Aqui na empresa mantemos sempre uma visão de ecossistema. Simplificamos o comércio, os serviços financeiros e, a partir de agora, os conteúdos. Dessa forma, garantimos que nossos usuários encontrem formas simples e rápidas de comprar, vender, empreender e se divertir".

O acesso será liberado de forma gradual no Brasil. Cerca de 30% dos clientes poderão usar o serviço a partir da próxima quarta-feira, dia 9, enquanto o restante terá de esperar até o fim de agosto. No México e na Argentina, a plataforma já está disponível a todos os usuários. Alguns títulos inclusos são “Moana”, “O Máscara", “Gangues de Nova York” e “Hotel Transilvânia 3”.

Para Marco Quintarelli, especialista em varejo, a iniciativa tem potencial para gerar maior circulação no aplicativo e levar as pessoas a comprarem mais no Mercado Livre, ao reforçar a marca no imaginário dos consumidores. Já Ramon Coser, da Valor Investimentos, tem dúvidas sobre os benefícios desse lançamento para a companhia:

"Uma boa parte da população latino-americana não assina nenhuma plataforma paga de streaming. Por isso, essa liberação gratuita já estava prevista pela companhia há algum tempo. Apesar da maior adesão ao aplicativo, não vejo ainda se isso pode aumentar de fato a receita da empresa".

A analista da Levante Corp, Caroline Sanchez, entende que o Mercado Livre, com o streaming, poderá aumentar sua receita de publicidade. Até o momento, o Mercado Ads permite que pequenos empreendedores e grandes marcas impulsionassem seus produtos com anúncios no site e no aplicativo. Com o Mercado Play, no entanto, essa propaganda poderá ser feita de forma mais dinâmica, em vídeo, durante a exibição dos filmes ou séries. A empresa estima que, com o novo formato, os anunciantes poderão alcançar uma audiência de mais de 100 milhões de usuários.

"Nós vemos que o objetivo é aumentar a receita da empresa com o Mercado Ads e, consequentemente, aumentar o volume de compras no aplicativo", diz Caroline. Ela alerta, porém, sobre os riscos de uma empresa avançar em braços muito distintos, com objetivos diferentes em cada um deles. Segundo ela, há mais chances de “a operação desandar”.