Colisão de helicópteros deixa três mortos na Califórnia; vídeo
Acidente aconteceu enquanto aeronaves combatiam incêndio no Condado de Riverside
Três pessoas morreram após dois helicópteros colidirem no ar enquanto combatiam um incêndio no Condado de Riverside, nos Estados Unidos. Ao todo, seis aeronaves haviam sido mobilizadas para extinguir o fogo, que começou no domingo e se alastrou para a vegetação em Cabazon, na Califórnia.
— Enquanto estavam envolvidos no combate ao incêndio, dois helicópteros colidiram. O primeiro conseguiu pousar em segurança nas proximidades, mas infelizmente o segundo caiu tragicamente, e todos os três tripulantes faleceram — disse David Fulcher, chefe da região sul do CalFire, a agência de combate a incêndios do estado.
As vítimas, que não foram identificadas, incluíam um piloto contratado, um chefe de divisão do CalFire e um capitão da organização, informou Fulcher. Equipes de segurança chegaram ao local do acidente por volta das 19h20 deste domingo, e não ficou claro se uma área queimada no local foi resultado dos incêndios em curso ou do impacto da colisão.
— Gostaria de expressar nossas mais profundas condolências e tristeza às famílias e colegas das vítimas. Foi uma perda trágica para a comunidade de bombeiros, o CalFire e o Departamento de Bombeiros do Condado de Riverside. Perdemos três indivíduos excepcionais. Três pais, três maridos, três amigos, três filhos — declarou Fulcher.
Ainda segundo ele, a aeronave estava sob contrato com o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia. De acordo com Richard Cordova, oficial de informação do CalFire, o helicóptero “era chamado quando necessário”, e costumava ser utilizado “em incidentes maiores em todo o estado”, bem como para “fortalecer o programa aéreo”.