TRANSPORTE

MPT propõe suspensão da greve do Metrô do Recife por 48h; categoria vota proposta em assembleia

Metroviários se reúnem às 18h desta segunda-feira (7) para decidir se acatam proposta

Paralisação suspendeu funcionamento do sistema fora do horário de pico - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Chegando ao seu quinto dia, a greve dos metroviários do Recife ganha um novo capítulo na noite desta segunda-feira (7). Durante uma nova rodada de negociações, o Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPT-PE) propôs que a categoria realize a suspensão da greve por um prazo de 48h

De acordo com a procuradora Ana Carolina Lima, o período deverá ser suficiente para que as propostas apresentadas durante a última audiência de conciliação, realizada na sexta-feira (4), sejam analisadas.

“Hoje a empresa trouxe a proposta de apresentação de parâmetros para o Metrô do Recife. Acreditando na boa fé de ambas as partes, achamos que esse prazo será suficiente para finalizarmos a negociação”. 

Agora, a proposta, que prevê a suspensão da paralisação já a partir desta segunda-feira, será votada em assembleia geral pelos metroviários. O encontro, marcado para as 18h, acontece na Praça da Greve, no bairro de São José, área central da capital pernambucana. 

Segundo o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro), Luiz Soares, a decisão sobre a suspensão só pode ser tomada em assembleia.  

“Estamos avançando nas negociações. Vamos reunir toda a categoria para tomar uma decisão. Estamos levando uma proposta e queremos dialogar para definir os encaminhamentos”. 

Na próxima quarta-feira (9), uma nova reunião entre representantes do sindicato e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) será realizada na sede do MPT-PE, às 14h.