PERNAMBUCO

Metroviários se reúnem com CBTU em tentativa de conciliação para fim da greve nesta quinta (10)

Será apresentada uma proposta que deverá ser votada pela categoria em assembleia

Metroviários se reúnem com CBTU em tentativa de conciliação para fim da greve - Júnior Soares / Folha de Pernambuco

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (SindMetro-PE) se reúnem, na manhã desta quinta-feira (10), em assembleia com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em tentativa de conciliação para fim da greve da categoria, iniciada no dia 2 de julho.

A assembleia ocorre sob mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT-PE) e é a terceira rodada de negociação entre as partes. De acordo com o vice-presidente do SindMetro-PE, Assis Filho, ainda não há uma expectativa definida pela categoria, mas que a decisão tomada durante a audiência será votada em reunião dos metroviários ainda nesta quinta.

"Nós não fazemos ideia do que será apresentado. Convocamos a greve e definimos a paralisação, mas, em boa fé, decidimos por uma primeira suspensão de 48h e outra de 24h, para que a CBTU elaborar essa proposta e por conta do adiamento desta seção. Mas, de qualquer maneira, tudo será definido na reunião de hoje, às 18h, com toda a categoria", comentou o vice-presidente do sindicato.
 

Dentre as reivindicações da categoria, está um reajuste de 25% na campanha salarial (o que representaria um acréscimo de R$ 1900 para R$ 2725), além de uma garantia de segurança trabalhista com relação à privatização da CBTU, prevista no Projeto Nacional de Desestatização (PND).