CRESCIMENTO

PAC prevê mudanças no licenciamento ambiental e exploração de petróleo pode ser facilitada

Medidas incluem facilitação de procedimentos relacionados à licença de poços de petróleo

Roberto Rosa/Petrobras

Na lista de medidas do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estão mudanças no licenciamento ambiental, que ainda serão detalhadas pelo governo.

Uma das mudanças é um “aprimoramento do planejamento da oferta dos blocos para exploração e produção de petróleo e gás, a fim de facilitar os procedimentos de licenciamento ambiental”, de acordo com a Casa Civil.

O governo fala também em revisar a regulamentação da Lei Complementar 140 (que estabelece as competências de união, estados e municípios no licenciamento ambiental) para “trazer mais clareza à distribuição de competências”.

O governo também fala em regulamentar Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, que trata da consulta livre, prévia e informada aos Povos Indígenas, Territórios Quilombolas ou comunidades tradicionais.

Na sequência de medidas estão ainda mudanças no sistemas de licenciamento ambiental, de acordo com o governo, para “maior eficiência e transparência na organização das informações e bases de dados, incluindo aplicações de Inteligência Artificial”.

Também haverá fortalecimento institucional dos órgãos com atribuições no processo de licenciamento ambiental, por meio da recomposição e qualificação de sua força de trabalho, de acordo com o governo.