ONU encerra com sucesso a transferência de petróleo de navio encalhado no Iêmen
Um derramamento de petróleo teria causado estragos na flora e fauna de Iêmen, nas vilas de servidores e nos principais portos iemenitas
A ONU anunciou, nesta sexta-feira (11), ter concluído a transferência de uma quantidade de petróleo equivalente a mais de um milhão de barris de um navio encalhado perto da costa do Iêmen e que representava um perigo ambiental.
Em um comunicado, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, comemorou "as notícias de que a transferência de um navio para outro terminou nesta sexta-feira (11), evitando assim uma monumental catástrofe humanitária e ambiental".
No final de julho, teve início a transferência de petróleo da embarcação "FSO Safer", um navio que, desde a década de 1980, estava atracado em frente ao porto estratégico de Hodeida (oeste). Sua manutenção foi interrompida em 2015, devido ao conflito no Iêmen.
A conclusão desta tarefa "acaba com a ameaça iminente e imediata" representada por este petroleiro, "que poderia se romper, ou explodir no Mar Vermelho", afirmou o diretor do Programa para Desenvolvimento da ONU, Achim Steiner.
Um derramamento de petróleo teria causado estragos na flora e fauna de Iêmen, nas vilas de servidores e nos principais portos iemenitas.