RECIFE

Capoeira com a UFPE: projeto participa da 16ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco

O evento é gratuito e será realizado nesta sexta-feira (18), no anfiteatro do CCSA

O evento visa abordar a importância cultural da capoeira - Divulgação

A roda de capoeira e o ofício de mestre têm reconhecimento como patrimônio imaterial do Brasil, da humanidade e de Pernambuco. Pensando nisso, o projeto de extensão “Capoeira com a UFPE”, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizará o I Seminário de Salvaguarda da Capoeira: Compartilhando Experiências com o Mestre Paulão Kikongo (RJ). O evento ocorre em parceria interinstitucional com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)-PE.

O evento integra a 16ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, é gratuito e aberto para o público. Vai ser realizado no Anfiteatro Professor José Francisco Ribeiro, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), das 18h às 22h.

Esta primeira edição do seminário contará com a presença de Paulo Henrique Menezes da Silva, mestre de capoeira conhecido como “Paulão Kikongo” e uma das maiores referências da temática no Brasil. O evento será um processo de debate coletivo e humanizado, pautado pela horizontalidade com os saberes e fazeres de detentores culturais da capoeira de Pernambuco, do Brasil e do mundo.