Metroviários realizam assembleia geral nesta sexta-feira (25); greve chega ao 23º dia
Nova proposta de reajuste salarial foi realizada pelo Sindmetro-PE
Em greve desde o dia 2 de agosto, os metroviários do Recife realizam nesta sexta-feira (25) uma nova assembleia geral para definir os rumos da paralisação. A reunião acontece às 18h na Praça da Greve, no bairro de São José, área central da capital pernambucana.
A expectativa é que, durante o encontro, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) apresente o resultado das conversas com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), realizadas durante a semana.
Por meio de nota, a CBTU informou que uma nova proposta de reajuste salarial foi apresentada pela categoria que, até então, reivindicava um aumento de 7% e a elevação para o nível 110, o que representa cerca de R$ 2.500.
Os novos termos serão analisados pela empresa em conjunto com a SEST, que deverão “alinhar os parâmetros e continuar as negociações também em relação à base sindical de Recife”. A companhia também reforçou que está “empenhada em solucionar esta questão”.
Enquanto a situação não se define, o sistema metroviário segue funcionando apenas em horários de pico, obedecendo a uma liminar do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) que determinou a circulação de 100% da frota das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h.