CINEMA

Cine-PE gratuito e acessível para todos

O festival do Audiovisual acontecerá entre os dias 4 e 9 de setembro, no Teatro do Parque

Teatro do Parque - Marcos Pastich/PCR

Na próxima semana – de segunda (4) a sábado (9) –, o Teatro do Parque receberá o 27ª Cine-PE - Festival do Audiovisual. Serão 26 filmes dentro das mostras competitivas – Longa-Metragens (6), Curta-Metragens Pernambucanos (7) e Curta-Metragens Nacionais (13). No festival também acontecerão as mostras paralelas: Sessão Matinê, com curtas brasileiros, no dia 7, no Cinema do Porto/Cinema da Fundação, Bairro do Recife; e a Mostra Infantil, também no Parque, nos dias 18 e 19 de setembro. As sessões no Parque começam às 19h e o acesso à programação do 27º Cine-PE é gratuito, com retirada dos ingressos às 17h, na bilheteria. Confira AQUI a programação completa.

Abertura
O filme que irá abrir a programação do Cine-PE, às 19h da segunda (4), será "Ainda somos os mesmos", do diretor Paulo Nascimento, distribuído pela Paris Filmes. A produção brasileira e chilena – que entra como"hors concours" – traz Edson Celulari e Carol Castro como protagoniostas e se passa no Chile de 1973, quando a ditadura militar se instala no país. "É um filme que retrata uma época difícil, de vivência do regime militar", destaca o idealizador do Cine-PE, Alfredo Bertini. "É um filme que vai contribuir para aqueles que gostam de discussões políticas, de temáticas históricas", considera.
 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Homenageados
Este ano, o Cine-PE homenageia a LC Barreto Produções Cinematográficas, que completou 60 anos de criação, e o ator Caio Blat. “Apesar de jovem, Caio Blat tem um currículo de peso na cinematografia nacional que o habilita a receber essa homenagem, que é a primeira desse tipo na sua carreira”, explica o idealizador do festival, Alfredo Bertini. “Luiz Carlos e Lucy Barreto são pessoas queridas do Cine-PE e têm um currículo invejável de realizações e de contribuição para o cinema brasileiro”, comenta sobre a LC, produtora audiovisual responsável, entre as mais de 80 produções fílmicas, por títulos como “O Quatrilho” (1996) e “O que é isso,companheiro?” (1998), que concorreram ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Mostras paralelas
Além da mostra competitiva, há duas mostras paralelas na programação do Cine-PE. Em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco e o Porto Digital, acontecerá, no dia 7 de setembro, a partir das 14h, a Sessão Matinê, com curtas-metragens brasileiros. “A nossa curadoria entendeu que esses curtas mereciam ser exibidos, mesmo não estando na grade competitiva”

Acontece também a Mostra Infantil, que será fora do período do festival. Nos dias 18 e 19 de setembro, alunos da rede pública de ensino do Recife serão levados ao Teatro do Parque para assistir a “Sapatinho Vermelho e os Sete Anões”, de Hong Sung-Ho, e “Ainbo – A Guerreira da Amazônia”, de Richard Claus e José Zelada.

“É uma prática do Cine-PE construir essa identidade com as crianças da rede pública de ensino.é uma experiência que nós temos uma enorme satisfação de poder produzir, contribuir para que a produção audiovisual chegue às crianças, paraque possam discutir esses filmes em sala de aula”

Seminários
Bertini também chama a atenção para os seminários gratuitos que acontecem nos dias 5, 6 e 8, no Beach Class Convention, em Boa Viagem, sempre às 14h. "A ideia é trazermos a discussão sobre temas relevantes, que eu costumo chamar de 'Os temas da hora'", frisa.

No dia 5 será apresentado, com moderação do próprio Bertini, "Cenários Políticos da Reforma Tributária e os Novos Desafios para a Cultura"."À primeira vista, algum desavisado pode achar que é um assunto econômico, mas a atividade cultural e a atividade audiovisual dependem da política tributária e da política fiscal, pois o incentivo que se consegue para a produção audiovisual vem dos impostos que estão em discussão no Congresso, na reforma que foi colocada e votada já pela Câmara".

No dia 6, acontece o seminário “Juventude Empreendedora e Sustentabilidade” (6), com moderação de Cristovam Buarque. "Acho importante trazer essa questão do empreendedorismo, sobretudo da juventude empreendedora, jovens com experiências vitoriosas", diz Bertini. "E a gente agrega a essa discussão o conceito de sustentabilidade, de respeito ao meio ambiente, à diversidade".

Encerrando os seminários, no dia 8, “A Importância dos Direitos Autorais para a Economia do Audiovisual”, que terá entre os convidados Marcelo Nastri, chefe da Arrecadação de Direitos Audiovisuais da Argentores / Argentina. "É um especalista que tem contribuído com as discussões sobre essa tema na América Latina e na Europa".

SERVIÇO
27º Cine-PE - Festival do Audiovisual
Quando: 4 a 9 de setembro, com sessões às 19h
Onde: Teatro do Parque | Rua do Hospício, 81, Boa Vista, Recife
Ingressos: gratuitos, com retirada a partir das 17h, na bilheteria
Programação completa: festivalcinepe.com.br/agenda-2023