guerra na ucrânia

Ucrânia anuncia avanços na frente de batalha sul

Exército ucraniano iniciou em junho uma contraofensiva muito complexa no leste e no sul do país

Ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksiy Reznikov - Sergei Chuzavkov/AFP

As tropas ucranianas avançaram antes das linhas de defesa russas perto de Robotyne, uma localidade da frente de batalha no sul do país que afirma ter reconquistado, anunciou a porta-voz do exército.

“As forças ucranianas tiveram sucesso na direção de Novodanilivka e Verbove”, duas localidades da região de Zaporizhzhia, declarou Andriy Kovalyov. Ele destacou ainda que as tropas atacaram a artilharia russa.

Do outro lado, o comandante da ocupação russa da região de Donetsk (leste), Denis Pushilin, declarou à imprensa de Moscou que um dos "pontos de maior tensão" na frente de batalha atualmente é uma área que fica 100 km ao nordeste de Robotyne , onde os ucranianos estão em uma ofensiva.

Ele destacou que o exército russo "mantém os flancos" ao redor de Bakhmut, cidade que está no centro dos combates há mais de um ano e foi tomada por Moscou em maio.

“A situação no local está se estabilizando”, disse.

O exército ucraniano iniciou em junho uma contraofensiva muito complexa no leste e no sul do país. Os soldados do país enfrentam posições sólidas de defesa russa.

As tropas de Moscou passaram vários meses fortalecendo suas posições com trincheiras, sistemas antitanque e campos minados que se prolongam por centenas de quilômetros, em particular no sul.

Os analistas acreditam, no entanto, que a tomada de Robotyne demonstra que o exército ucraniano pode romper as linhas russas à medida que avança para o sul.