Líder republicano McConnell volta a sofrer ausência coletiva
A pergunta havia sido sobre sua intenção de concorrer à reeleição em 2026
O líder dos republicanos no Senado dos Estados Unidos, Mitch McConnell, despertou dúvidas sobre sua saúde após sofrer uma longa ausência durante uma coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (30), no segundo episódio do tipo em um mês.
Enquanto estava em viagem por Kentucky, seu estado natal, o senador McConnell, de 81 anos, ficou paralisado por cerca de 30 segundos, incapaz de responder à pergunta de um repórter.
A pergunta havia sido sobre sua intenção de concorrer à reeleição em 2026.
“O senador McConnell sentiu-se momentaneamente tonto e fez uma pausa durante sua coletiva de imprensa”, disse seu porta-voz à AFP. Seu círculo mais próximo especificou que ele consultaria um médico antes de sua próxima reunião pública.
O legislador republicano havia passado por um episódio muito semelhante em 26 de julho, ficando paralisado sem motivo aparente durante uma coletiva de imprensa no Capitólio, antes de sua equipe convidá-lo a se retirar.
Questionada sobre o estado de saúde de McConnell, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, desejou-lhe “uma recuperação rápida”.
McConnell, líder incontestável dos republicanos no Senado desde 2015, esteve na linha de frente da oposição às políticas do presidente democrata Barack Obama (2009-2017), mas também apoiou Donald Trump, que assumiu a presidência em janeiro de 2017.
Em março, o senador octogenário foi hospitalizado após sofrer uma queda durante um jantar privado, que resultou em uma concussão cerebral, uma fratura na costela e quase seis semanas de afastamento.