lula

Após 'maratona' de viagens, Lula deve fazer pausa de dois meses para se recuperar de cirurgia

Previsão é que Lula opere o quadril no dia 29 de setembro. A data, no entanto, ainda não está fechada

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Arquivo

O Palácio do Planalto planeja a cirurgia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para após o retorno da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, que acontecerá no dia 19 de setembro. A previsão é que Lula opere o quadril no dia 29 de setembro. A data, no entanto, ainda não está fechada.

Como mostrou a colunista do GLOBO Bela Megale, O Palácio do Planalto planeja uma pausa de cerca de dois meses nas agendas fora do Brasil — em outubro e novembro. Lula também aproveitaria esse período para cuidar da saúde, uma vez que essas viagens demandam agendas intensas.

Em julho, Lula reclamou durante uma live das dores no quadril e afirmou que estava se programando para fazer a cirurgia em outubro. O presidente chegou a afirmar que tem ficado "irritado", "nervoso" e de "mau humor" por conta das dores na cabeça do fêmur, provocada pela artrose.

Dias após a declaração, ele passou por um segundo procedimento para tentar reduzir as dores no local. Dessa vez, ele passou por uma "denervação percutânea no quadril direito, para alívio de dor crônica até a realização de uma cirurgia prevista para outubro". O procedimento usa substâncias para tentar eliminar as exterminações nervosas que causam dor no paciente.

Auxiliares de Lula afirmaram que o presidente segue sentindo dores, apesar dos procedimentos, e tem reclamado frequentemente do seu quadril. O GLOBO apurou que Lula reclamou de dores durante sua viagem para a África, onde cumpriu agendas oficiais por sete dias. Em alguns momentos, o presidente estava mancando.

As dores que Lula sentiu na viagem, no entanto, não devem antecipar a data da curtiria do plano que já estava previsto.

Nesta quinta-feira, Lula está no Piauí lançando o programa Brasil sem Fome e anunciando investimentos do PAC para o estado. Na sexta-feira, cumprirá agendas no Rio Grande do Norte e no Ceará.

Na semana que vem, Lula já embarca para a Índia, onde participará G20. A previsão é que Lula fique do dia 7 a 11 de setembro no país. Há, ainda, uma viagem programada para Cuba, no dia 15 de setembro. De lá, ele segue para os Estados Unidos para a Assembleia-Geral da ONU. O retorno para o Brasil seria apenas no dia 22 de setembro.

Lula já realizou 12 viagens internacionais em 242 dias de governo (janeiro a agosto). Ao todo, foram 19 países visitados, o que dá uma média de dois países por mês.