Governo do Distrito Federal pede reforços da Força Nacional para 7 de Setembro
Governo quer evitar episódios como os ataques de 8 de janeiro. Evento deve reunir 30 mil pessoas em Brasília
O Governo do Distrito Federal solicitou ao Ministério da Justiça que a Força Nacional ajude a fazer a segurança dos desfiles de 7 de Setembro na capital. A pasta recebeu, nesta sexta-feira, 1°, convite da gestão distrital para auxiliar no planejamento das ações durante o evento.
A governadora interina do DF, Celina Leão, determinou a criação de um gabinete de mobilização para o 7 de Setembro com representantes de ministérios, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na quinta (31), o secretário-executivo da Justiça, Ricardo Cappelli, recebeu a governadora interina após a pasta enviar ao GDF ofício alertando sobre vídeos que circulam nas redes sociais conclamando para manifestações durante o evento. O objetivo é evitar episódios como os ataques de 8 de janeiro.
O gabinete será coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Cappelli reiterou que o governo federal “está trabalhando para que tudo ocorra com absoluta segurança.”
A primeira reunião do gabinete será realizada na próxima segunda-feira, 4.
— Teremos uma festa segura para receber as famílias que irão acompanhar os desfiles — garantiu Leão.
A expectativa é de que o evento reúna cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. O início dos desfiles está previsto para às 9h, e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.