Após atropelamento de Kayky Brito, Paes diz que velocidade máxima na orla do Rio será reduzida
Cidade registrou só este ano 2.800 acidentes do mesmo tipo que o ator foi vítima, segundo dados do Corpo de Bombeiros
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou ter determinado que a companhia de tráfego do município apresente uma mudança no limite de velocidade para motoristas na orla. O chefe do Executivo municipal disse ter tomado a decisão após o atropelamento do ator Kayky Brito, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital fluminense, na madrugada do último sábado (2). Na avaliação de Paes, independentemente de quem tenha sido responsável pelo atropelamento do ator, a velocidade máxima de 70 km/h em vias da cidade é um "absurdo".
"O atropelamento do ator Kayky Brito mostra bem que a velocidade permitida em muitas vias da cidade é excessiva. Imaginar que nossa orla — um lugar de contemplação, lazer e paz - tem velocidade máxima de 70km é um absurdo. Independentemente de responsabilidades no caso em questão, não é admissível manter isso. Já determinei que a CETRIO me apresente ainda essa semana uma mudança no limite da orla do Rio. E vamos avançar com essas mudanças em outras vias da cidade!", disse Paes, na rede social X, antigo Twitter.
A Polícia Civil investiga o atropelamento do ator. Acidentes como o que deixou Kayky Brito, de 34 anos, gravemente ferido, engrossam uma triste estatística de atropelamentos na cidade do Rio.
De 1º de janeiro deste ano até este domingo, foram registrados 2.804 atropelamentos por carros ou motos na capital fluminense, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Do total, 1.956 foram provocados por automóveis, 534 só na Zona Oeste carioca, região à que pertence a Barra. Já as motocicletas atropelaram 848 pessoas este ano.
O ator foi atropelado por um carro de aplicativo no último sábado, quando atravessava a Avenida Lucio Costa, na altura do Posto 6, na Barra da Tijuca. Kayky sofreu várias fraturas pelo corpo e traumatismo craniano. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Copa Dor, na Zona Sul do Rio. De acordo com a direção da unidade, ele está sedado e respira com ajuda de aparelhos.
A 16ª DP (Barra da Tijuca) pedirá uma análise técnica das imagens de câmeras de segurança para determinar a velocidade do veículo envolvido no acidente. O acidente aconteceu quando o artista atravessava a via para voltar a um quiosque onde estava com amigos. O motorista de aplicativo Diones Coelho da Silva, que conduzia o veículo Fiat Cronos que o atingiu, prestou depoimento naquela madrugada. À polícia, ele disse que foi surpreendido pelo ator que “cruzou a pista repentinamente” e que tentou desviar, mas não conseguiu. Exames não constataram que Diones tenha ingerido álcool.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Ângelo Lages, a perícia técnica será fundamental para esclarecer as circunstâncias do acidente e definir se o motorista será responsabilizado ou não.
"Precisamos determinar a velocidade em que ele vinha transitando ali na Avenida Lúcio Costa. Isso é uma peça chave para concluir essa investigação" afirmou o delegado.
A polícia pretende ainda ouvir testemunhas, entre elas a passageira que estava no carro de aplicativo e o ator Bruno De Luca, que acompanhava Kayky no quiosque momentos antes do atropelamento.
"Vamos montar esse quebra-cabeça" completou o delegado ao afirmar que a expectativa é de que os depoimentos sejam colhidos esta semana.
O caso de Kayky Brito está sendo investigado como “lesão corporal na condução de veículo automotor”. No decorrer do inquérito, de acordo com Lages, se ficar comprovado que o motorista trafegava acima da velocidade permitida, ele será indiciado.
Na tarde de ontem, familiares do ator estiveram na unidade para visitá-lo. A mãe e a irmã de Kayky, Sandra e Sthepany Brito, disseram que ele está estável, mas ainda precisando de muitos cuidados. Na saída do hospital, a mãe do ator agradeceu as orações dos fãs e disse que acredita na recuperação do filho.
"Quero agradecer, da mesma forma que a gente pede orações, a gente agradece. O Kayky está estável, lógico que ele precisa de muitos cuidados ainda. Gente, obrigada. Sou muito grata a vocês e a todo mundo que está rezando pelo Kayky. Ele é forte, nós somos todos fortes, acredito muito em Deus, e ele vai sair dessa" disse Sandra.
Choque ao ter a notícia
Nas redes sociais, Sandra publicou uma mensagem para reiterar o agradecimento ao apoio que vem recebendo desde que seu filho foi atropelado. Na postagem, ela afirmou que ficou em choque quando recebeu a notícia, mas sabe que o artista está vivo e acredita na recuperação.
Já o ator Bruno De Luca pediu numa rede social que fãs e amigos façam uma corrente de oração pela recuperação do amigo.
“Quero pedir uma corrente de oração, pra ele sair dessa o mais rápido possível”, publicou ele.
A esposa do ator Kayky Brito também usou uma rede social para fazer uma homenagem ao marido 'Estamos todos com você, juntos em um só coração', escreveu Tamara Dalcanale. O casal, que atualmente mora em Curitiba, tem um filho de 1 ano e 8 meses. No sábado, após visitar o marido na Unidade e Terapia Intensiva (UTI) do hospital Copa Dor, onde está internado, a jornalista postou na mesma rede social que está esperançosa com a recuperação de Kayky.
Famoso por trabalhos na televisão e cinema
O ator de 34 anos tem inúmeras novelas em seu currículo, assim como trabalhos no cinema e no teatro. Ainda criança, estreou nos palcos, na peça “Marcelo marmelo martelo”. Em 2000, fez sua primeira aparição na TV, na novela “Chiquititas”, mas ficou mais conhecido ao interpretar Zeca, em “O beijo do vampiro”.
Ao longo da carreira, interpretou personagens inesquecíveis, como a Bernardete, de “Chocolate com Pimenta”, a adolescente que descobre ser menino ao longo da trama, e o Xongas, de “Sete pecados”. Seu último trabalho na TV até o momento foi em “Gênesis”, na Record TV.
Em 2003 estreou no cinema ao lado de Xuxa Meneghel, em “Xuxa abacadabra”. Recentemente, participou do curta-metragem “Passos”.