Goleiro que pegou pênalti de Pelé, Alberto Ginulfi morre aos 81 anos
Em um amistoso da Roma contra o Santos, o ex-jogador italiano se tornou o único goleiro italiano a ter sucesso em um pênalti contra o Rei do Futebol
Faleceu nesta quarta-feira (06), o ex-goleiro italiano Alberto Ginulfi, aos 81 anos de idade. Um dos grandes feitos de sua carreira aconteceu em 3 de março de 1972: quando defendia a Roma, clube onde fez grande parte da carreira, parou um pênalti de Pelé, em um amistoso contra o Santos. A equipe brasileira fazia uma de suas excursões pela Europa.
A realização de Ginulfi no estádio Olímpico de Roma não foi simples: ele foi o único goleiro italiano a ter sucesso em um pênalti contra o Rei do Futebol. Diante disso, Pelé o parabenizou imediatamente e ainda lhe deu sua camisa ao final do jogo.
O ex-goleiro guardou o uniforme durante toda a sua vida, ostentando como um prêmio. Ele rejeitou qualquer oferta de pessoas que queriam adquiri-lo. Além disso, Pelé o elogiava bastante, desde um confronto anterior entre eles.
A Roma prestou condolências a Ginulfi pelas redes sociais, destacando que ele foi "o goleiro amarelo e vermelho que salvou o pênalti de Pelé".
Alberto Ginulfi nasceu em 30 de novembro de 1941, na própria cidade de Roma. Ao longo da carreira, além de atuar por 217 partidas em 13 anos na Roma, também defendeu Verona, Fiorentina e Cremonese. O velório acontecerá nesta quinta-feira.