Torcedores, familiares e diretoria do Sport acompanham velório de Dona Maria José
A torcedora símbolo do time rubro-negro faleceu na manhã deste domingo (10). O sepultamento acontece na segunda (11), às 11h
A sede do Sport Club do Recife, na Ilha do Retiro, recebeu, durante a tarde deste domingo (10), torcedores, diretoria e familiares que foram ao velório de Dona Maria José, a torcedora-símbolo do time rubro-negro, que faleceu, aos 98 anos, por múltipla falência dos órgãos, em decorrência de complicações de um câncer.
A professora Rejane Rocha diz ter tido orgulho de ter conhecido Maria José e de estar com ela na última vez que ela esteve na Ilha do Retiro,no dia 20 de maio deste ano, numa partida entre os times femininos do Sport e Botafogo-SP. "Ela era um exemplo pra gente. Um exemplo de mulher, de torcedora, carismática", disse. "Eu tive o prazer de abraçá-la e sentir aquele calor e aquela vibração que ela tinha pelo time", completou.
Roberto Amorim, diretor administrativo do Sport, informou que o clube vinha acompanhando o estado de saúde de Maria José desde que ela começou a não poder mais comparecer aos jogos. "Dona Maria é uma personagem histórica, uma torcedora que virou ídola. Ela é uma ídola não só do Sport, mas de todo torcedor pernambucano. Onde ela passava, podia ser torcedor do Santa, do Náutico, ela cumprimentava, com toda aquela simpatia dela".
Torcedoras do Sport que fazem parte do movimento Elas e o Sport, e também admiradoras de Dona Maria José, criaram, em 2017, o Bloco Carnavalesco "As Marias do Sport", em homenagem a ela. Muito emocionadas, as rubro-negras levaram o estandarte do bloco. Um bandeirão do movimento Brava Ilha com a imagem da torcedora ilustre também foi colocado.
"Tudo o que a gente pode fazer pra homenageá-la em vida, a gente fez. Em todas as edições do bloco ela esteve, até o último presencial antes da pandemia, em 2019. Pensamos em homenageá-la e nada melhor do que um bloco carnavalesco com o nome de Dona Maria pra representar as duas coisas que ela mais amava: o Sport e o frevo", disse Rannyelle Martins. "E a gente vai continuar homenageando ela", continuou.
Sepultamento
Nesta segunda (11), a partir das 8h, será realizada uma missa de corpo presente, na Ilha do Retiro. A cerimônia será aberta ao público. O enterro de Dona Maria José será às 11h, no Cemitério de Santo Amaro, centro do Recife.
Um dos pedidos da torcedora ilustre está em discussão para ser atendido nesta segunda: o traslado do corpo da Ilha do Retiro até o Cemitério ser realizado em um carro do Corpo de Bombeiros. Ainda não há confirmação.