Plantão da Globo interrompeu Dragon Ball Z no 11 de Setembro? Entenda
Hipótese foi descartada por uma tabela de audiências da emissora no dia
O atentado terrorista de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos completa 22 anos nesta terça-feira (11). E, no Brasil, muitos internautas afirmam que o plantão do jornalismo da TV Globo para falar sobre o ataque teria interrompido a exibição de "Dragon Ball Z" naquele dia. No entanto, esse acontecimento não passa de um fenômeno conhecido como "efeito Mandela", que acontece quando se criam falsas memórias coletivas.
A hipótese, que gerou diversos comentários em redes sociais e vídeos (inclusive montagens de uma suposta interrupção da Globo no desenho para falar do atentado) ao longo dos anos, foi descartada por uma tabela da programação da emissora no dia.
O documento foi compartilhado pelo canal do YouTube Sami Kama Explorer e mostra que a programação foi primeiramente interrompida às 9h52, quando o programa "Bambuluá", apresentado por Angélica, exibia o desenho "Mickey e Donald".
O primeiro plantão da Globo durou quatro minutos e a programação da emissora se dedicou totalmente ao tema a partir das 10h30, tendo se estendido até o horário do "Jornal Hoje", que começou naquele dia às 13h. A emissora também derrubou a exibição do jornal local e do "Globo Esporte".
"Dragon Ball Z" era uma das atrações do "Bambuluá" e entrava no ar por volta das 11h15 — ou seja, naquele dia, a animação seria transmitida apenas mais de uma hora depois. "Bambuluá" era exibido das 9h20 às 11h55.
Em uma entrevista ao site Memória Globo, o então diretor da Central Globo de Jornalismo Carlos Henrique Schroder, declarou que a programação da emissora derrubou toda a grade daquela faixa.