Indiana Jones do mundo da arte: Detetive recupera obra roubada de Van Gogh na Holanda
A pintura 'Jardim Reitoral em Nuenen na Primavera' havia sido roubada do museu Singer Laren em 30 de março de 2020, durante o período da pandemia
O detetive de arte holandês Arthur Brand recuperou a pintura de Vincent van Gogh, "Jardim Reitoral em Nuenen na Primavera" de 1884, que havia sido roubada de um museu durante as restrições da pandemia há três anos e meio, disse a polícia nesta terça-feira (12).
"É sem dúvida a verdadeira (pintura), não há dúvida" disse à AFP Richard Bronswijk, membro desta unidade especializada.
O detetive tomou posse da obra em sua casa em Amsterdã na segunda-feira (11). A pintura, avaliada entre três e seis milhões de euros (3,2 milhões e 6,4 milhões de dólares), foi roubada do museu Singer Laren em 30 de março de 2020, num roubo espetacular.
Brand, apelidado de "Indiana Jones do mundo da arte" por ter encontrado uma série de obras desaparecidas de grande renome, disse que os apelos frequentes, juntamente com os da polícia holandesa, para devolver a pintura deram frutos.
Um homem, cuja identidade não foi revelada, entregou ao detetive a pintura em uma bolsa azul da IKEA, coberta com plástico-bolha e enfiada em uma fronha. Em vídeo publicado pelo detetive, ele fica chocado ao descobrir, após desembrulhar o pacote na sala de sua casa.
"Confirmar que este é o Van Gogh roubado foi um dos melhores momentos da minha vida" disse Brand.