Por que líder da Coreia do Norte preferiu trem a avião para se encontrar com Putin na Rússia?
Preferência pelo meio de transporte tornou-se uma tradição da dinastia e começou com o avô de Kim Jong-un, que faleceu a bordo de um dos vários trens blindados da família
Lento, luxuoso e equipado com dispositivos dignos de um filme de James Bond: assim é o trem blindado, ou a "fortaleza ambulante", utilizado pelo líder norte-coreano Kim Jong-un para viajar até a Rússia, onde se reúne com o presidente Vladimir Putin nesta terça-feira. A preferência pelo meio de transporte, no entanto, vai além do medo de avião e já se tornou uma tradição na dinastia Kim.
Por que de trem?
Assim como Stalin, os chefes de Estado da dinastia Kim sempre buscaram evitar o transporte aéreo por considerá-los demasiadamente vulneráveis. A tradição hoje seguida por Kim Jong-un começou com seu avô, Kim Il-sung, e foi perpetuada por seu pai, Kim Jong-il.
A ligação da família com o meio de transporte é tão forte que, segundo a versão oficialmente divulgada pela Coreia do Norte, Kim Il-sung morreu a bordo de seu trem em 2011, em decorrência de um ataque cardíaco.
Diferentemente de seu pai, que tinha fobia de aviões, Kim Jong-un não tem aversão a voar. Nas dez vezes em que saiu do país desde que assumiu o poder, em 2011, o líder norte-coreano utilizou aeronaves em três ocasiões: duas vezes para ir à China e uma vez rumo a Cingapura, em um dos seus encontros com o então presidente dos Estados Unidos Donald Trump, em 2018.
A Presidência da Coreia do Norte possui inclusive um avião oficial, o Chammae-1, cujo nome vem de um pássaro emblemático do país. A aeronave é um antigo Ilyushin-62 de fabricação soviética, segundo especialistas, e não necessariamente atende a todas as garantias de segurança.
Para a reunião com Trump em 2018, o Chammae-1 voou de Pyongyang, capital da Coreia do Norte, para Cingapura, mas foi usado como distração, já que Kim Jong-un não estava a bordo. O líder norte-coreano estava em um voo comercial falso da Air China.
O Boeing 747 decolou de Pyongyang com o número CA122, em rota regular para Pequim. Durante o voo, mudou de direção e referência para seguir para Cingapura, segundo dados do site Flightradar24.
Como é o trem?
Fabricado em Pyongyang, o trem de Kim — que possui vários exemplares quase idênticos — é totalmente blindado, das janelas ao chão, para protegê-lo de possíveis ataques de tiro e explosivos. Há também "armas de assalto e um helicóptero para emergências" em seu interior, segundo informações do Ministério da Unificação sul-coreano.
Ainda de acordo com a Coreia do Sul, o veículo oferece condições de segurança muito superiores às de um avião, onde "as hipóteses de sobrevivência são consideravelmente reduzidas" em caso de ataque. Além disso, pode voltar atrás em caso de imprevistos, e seus itinerários são "mais difíceis de prever" do que os de um avião, ressaltou.
Para aumentar a sua proteção, Pyongyang já solicitou em outras ocasiões o envio de forças de segurança ao longo da rota, como ocorreu durante a visita a Hanói, capital do Vietnã, em 2019, num trajeto de 60 horas para uma reunião com Trump.
O trem também foi utilizado por Kim Jong-un em 2018 em uma viagem para Pequim.
Em 2001, seu pai passou 24 dias a bordo do trem para ir e voltar de Pyongyang a Moscou, uma viagem de cerca de 20 mil quilômetros. Um oficial russo que esteve presente na ocasião, Konstantin Pulikovsky, descreveu o luxo dos vagões, onde eram servidos lagosta e vinho francês.