saúde

Bolsonaro deve ter alta às 14h desta sexta-feira (15) e se hospedar no Palácio dos Bandeirantes

Ex-presidente deu entrada no hospital na segunda-feira, e no dia seguinte foi submetido a procedimentos cirúrgicos para diminuir o refluxo gástrico e para corrigir o desvio de septo

Recuperação de Bolsonaro ocorre dentro do esperado - Reprodução / Instragram

O ex-presidente Jair Bolsonaro deve ter alta hospitalar às 14h desta sexta-feira (15), de acordo com seu ex-secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten. A previsão é que ele vá direto para o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, onde deve se hospedar no fim de semana.

Bolsonaro deu entrada no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo, na segunda-feira (11). No dia seguinte, foi submetido a procedimentos cirúrgicos para diminuir o refluxo gástrico e para corrigir o desvio de septo. O ex-presidente deve permanecer em repouso nos próximos dias, sem previsão de agenda pública, segundo auxiliares.

Nesta semana, Bolsonaro foi submetido a três procedimentos cirúrgicos para o desvio de septo (septoplastia, uvulopalatofaringoplastia e turbinectomia) e uma endoscopia para redução de refluxo gastroesofágico. O ex-presidente é assistido pelo gastroenterologista Antonio Luiz Macedo e pelo otorrinolaringologista Sérgio Salomão Abdala Carui.

Bolsonaro tem uma suboclusão intestinal provocada pela facada durante a campanha eleitoral de 2018 e, por isso, precisa passar frequentemente por exames e procedimentos relacionados ao estômago e intestino. Ele já passou por quatro cirurgias por complicações causadas pelo ferimento e já precisou ser internado em pelo menos outras oito ocasiões para tratar das complicações.