Haddad vai à NY apresentar agenda verde e tem encontro com investidores e o bilionário Bloomberg
Ministro também acompanha o encontro de Lula com Biden
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cumpre uma série de agendas nos Estados Unidos para apresentar o chamado Plano de Transição Ecológica - vitrine do governo para atrair investimentos externos ao Brasil, na chamada agenda verde.
Entre segunda-feira e quarta-feira, o ministro tem encontros com empresários, investidores, e participa de agendas do presidente Lula, que também estará nos EUA no período. Além disso, Haddad foi convidado para painéis de discussão sobre o tema ambiental. Em Nova York, ocorre entre 17 a 24 de setembro a chamada Climate Week.
O titular da Fazenda tem previsão de bilateral com o enviado Especial do Clima do Presidente dos EUA para o Clima, John Kerry; um encontro com cerca de 30 investidores americanos, incluindo representantes de multinacionais; e uma bilateral com Mike Bloomberg, bilionário americano e ex-candidato à presidência dos EUA.
Com Lula, o ministro Haddad participa do encontro com o presidente Joe Biden.
Agenda verde?
O Plano de Transição Ecológica tem um escopo amplo e está dividido em diversos eixos: como finanças sustentáveis, bioeconomia, transição energética e economia circular.
Faz parte do dessa plano, por exemplo, o recente lançamento do conjunto de regras para a emissão de títulos públicos sustentáveis, uma das promessas do início do ano para a agenda de economia verde.
Na prática, o governo vai emitir papéis no mercado externo e os recursos captados de investidores internacionais, via os títulos, serão destinados ao financiamento de projetos voltados à sustentabilidade socioambiental. O tema da emissão de títulos deve entrar nas discussões previstas com investidores.