AGRESSÃO

Kristen Bell alertou Russel Brand para 'não mexer com ela' em set de filme; entenda

Atriz disse que iria decepar o ator caso ele 'tentasse alguma coisa'; britânico é acusado por abuso sexual e estupro a quatro mulheres

Ator e humorista, Russell Brand, denunciado por crimes sexuais. - FREDERIC J. BROWN / AFP

Kristen Bell alertou o colega Russell Brand para que "não mexesse com ela" no set do filme "Ressaca de amor", em 2008. A artista de 43 anos interpretou a protagonista Sarah Marshall no longa-metragem cômico, enquanto Russell, de 48 anos, deu vida a seu namorado Aldous Snow. Como noticiado nesta semana, o ator está sendo investigado por cometer agressão sexual contra quatro mulheres.

As alegações dão conta que os abusos teriam ocorrido entre 2006 e 2013, enquanto Russell era apresentador da BBC Radio 2 e do Channel 4. Ele nega as acusações. "Em meio a essa ladainha de ataques surpreendentes e barrocos, há algumas alegações muito sérias que refuto absolutamente", defende-se Brand, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais. No mesmo post, ela acrescenta que, embora tenha falado anteriormente sobre um "tempo de promiscuidade" em sua vida, os encontros naquela época foram "sempre consensuais".

O que disse a atriz

Durante a divulgação do filme "Ressaca de amor" (20008), que também é estrelado por Mila Kunis e Jason Segel, Kirsten afirmou: "Ele (Russel Brand) não tentou mexer comigo ou entrar em minhas calças. Ele sabia que eu iria decepá-lo, caso fizesse isso".

Em outra entrevista, a atriz — que rodou cenas sexualmente sugestivas com o colega no filme citado — disse que havia "intimidado" Russell, desde o início das gravações, "para ele não tentar nada", ameaçando-o. "Eu deixei bem claro desde o início que daria um soco na bunda dele se ele tentasse alguma coisa. Então ele ficou intimidado", contou, à época do lançamento do longa.

Ao falar sobre Kristen num dos eventos de lançamento de "Ressaca de amor", Russell disse que a atriz seria "a companheira perfeita" para ele. "Naturalmente Kristen seria a mulher perfeita para mim. E o cara perfeito ainda sou eu", afirmou.

Quais são as acusações contra Russel Brand?

O comediante Russell Brand, ex-marido da cantora Katy Perry, nega as "sérias acusações criminais" contra ele. Quatro mulheres o acusam por agressão sexual, em episódios de violência que teriam ocorrido entre 2006 e 2013.

Uma das vítimas diz que foi estuprada por Brand contra a parede da casa dele, em Los Angeles, depois de se recusar a fazer sexo com um amigo do ator, em julho de 2012. Ela buscou ajuda, no mesmo dia, num centro de referência contra violência sexual. A investigação conduzida pelos veículos "The Sunday Times", "The Times" e Channel 4 Dispatches analisou mensagens de texto entre ambos e em que ela afirma: "Quando uma garota diz não, significa não". Russell Brand, então, responde que "sente muito".

Outra mulher alega que foi abusada por Russell Brand quando tinha 16 anos. À época, ele tinha 31. Ambos se conheceram numa rua em Londres. Na ocasião, ele puxou um vestido de sua sacola de compras e disse: "Você vai usar isso no nosso encontro esta semana". A jovem teria informado sua idade, mas ele não se importou e respondeu que poderia ensinar a garota maneiras de esconder a relação de seus pais. O dois se relacionaram ao longo de três meses, em 2006 — a mulher ressalta que sofreu manipulação emocional e era chamada de "criança" pelo ator durante esse período. Em determinado momento, Brand teria colocado o pênis na boca dela à força, fazendo-a engasgar. A vítima diz que ele só parou no momento em que ela lhe deu um soco na barriga.

Uma terceira denunciante — ex-funcionária de Russell — conta que ele tentou estuprá-la em 2013. Os dois se conheceram numa reunião de um grupo de Alcoólicos Anônimos. Na ocasião, ele ofereceu um emprego para a mulher, que passou a trabalhar em sua casa. Até que ele tentou beijá-la à força e despi-la. "Eu gritava: 'O que você está fazendo? Por favor, pare, você é meu amigo'", rememorou a vítima. Outro funcionário testemunhou a situação e se desculpou, posteriormente, por não ter ajudado a colega. A mulher alega que Russell ameaçou processá-la caso contasse para alguém.

A quarta vítima que diz que sofreu violência física e emocional, além de abuso sexual. Ela revela que namorou Russell Brand por seis meses em 2007, e que um dia ele a agrediu num hotel no Reino Unido após descobrir uma conversa que ela teve com um ex-namorado. Num surto de raiva, o ator teria rasgado a capa do celular da namorada para remover a bateria do aparelho. Depois, ele a abusou sexualmente, segundo o relato da vítima.