Luxo

Milionários compram imóveis de grife em Miami: Messi e Alicia Keys têm um apê da Porsche

Marcas de luxo do cotidiano dos endinheirados americanos agora emprestam seus logos e ícones a empreendimentos imobiliários

A torre Porsche Design em Sunny Isles Beach, Miami - Divulção/ Porsche Design

Se você percorrer uma linha de cerca de 16 quilômetros ao longo da costa de Miami, nos Estados Unidos, poderá ver que as opções de compra de imóveis de luxo são infinitas. Tem de tudo para os gostos e bolsos dos milionários que vivem na Flórida. A nova tendência local é estender às mansões as grifes que compõem a cesta de consumo dos ricos quando se trata de joias, roupas e automóveis.

De Fendi a Missoni, de Porsche a Bentley, os produtos de marca que muitos compradores estão adquirindo nos Estados Unidos não são itens que você pode levar para casa. Eles estão comprando residências de grife.

O mercado imobiliário de luxo está em ascensão. De acordo com um relatório da consultoria imobiliária Knight Frank, o mercado de unidades de condomínios de marcas famosas deve crescer 12% ao ano até 2026.

Assim como os fabricantes de jeans e os designers de bolsas, as construtoras há muito tempo entendem o poder de uma etiqueta e, atualmente, em quase todas as grandes cidades, os proprietários de imóveis podem comprar residências de marcas conhecidas no setor de hotelaria, como Four Seasons, Aman e Ritz-Carlton.

Agora, grifes de outros segmentos estão aderindo à tendência, com fornecedores de carros de luxo e de alta costura buscando nos condomínios sua próxima aposta.

Torre da Porsche não tem acesso para pedestres
Em Sunny Isles Beach, uma cidade tranquila e repleta de resorts no condado de Miami-Dade, as torres com nomes famosos em negrito incluem uma Porsche Design Tower, Residences by Armani Casa e a futura Bentley Residences. Este último projeto, até 2026 se estenderá em direção ao céu com um fachada de vidro embutido no design quadriculado característico da Bentley, instantaneamente reconhecível pelos admiradores da montadora britânica.

Todos os empreendimentos foram idealizadas pelo mesmo homem: Gil Dezer, que há mais de uma década vem apostando discretamente nesse momento, expandindo suas parcerias com marcas famosas à medida que o valor dos imóveis em Miami aumentava.

— As marcas de automóveis de hoje querem ser não apenas marcas de carros, mas também marcas de estilo de vida. O mesmo vale para tudo, desde tacos de golfe a óculos de sol -- disse Dezer, que fez uma parceria com a Porsche em 2012. — Tivemos a sorte de poder entrar nessa onda no setor imobiliário.

O pai de Dezer, Michael Dezer, é o fundador da Dezer Development, uma gigante do setor imobiliário com sede no sul da Flórida que possui nove torres à beira-mar em Miami. Ele também é um fervoroso colecionador de carros, com pelo menos 1.800 veículos - muitos deles guardados em um museu particular.

No edifício, não há acesso exclusivo para pedestres. Os visitantes chegam por baixo de um arco em tons de grafite com as palavras "Porsche Design" no estilo da fonte 911 Porscha, marca registrada da montadora.

Eles podem estacionar e entrar no saguão arejado, decorado com as mesmas cores bronze, vermelho e preto do logotipo da Porsche, ou continuar em seus veículos até o elevador de carros patenteado do edifício, chamado ''Dezervator'', que leva tanto os carros quanto os motoristas a 60 andares de unidades com garagens altíssimas.

Esse elevador -- que deixa os carros estacionados atrás de uma parede de vidro em frente a cada unidade — é "um destaque" do edifício, disse Stefan Buescher, CEO do Porsche Lifestyle Group, em um comunicado.

— Foi uma continuação natural transferir nossos princípios de design exclusivos para o mundo dos imóveis — diz Buescher.

Dezer gastou US$ 480 milhões (cerca de R$ 2,33 bilhões) para construir a Porsche Design Tower, onde 132 unidades custam entre US$ 4 milhões (R$ 19,4 milhões) e US$ 32 milhões (R$ 155 milhões). Dez por cento de seu gasto, segundo ele, foi somente com a produção do Dezervator. Mas garante que foi um dinheiro bem gasto.

— Inicialmente, fiz isso porque pensei: 'Não seria legal ter seu Porsche, seu Lamborghini ou seu Bugatti na sua sala de estar?" —disse. —Mas o que realmente aconteceu foi que as pessoas começaram a comprar unidades por causa da privacidade. Porque se você mora em um condomínio, especialmente se for famoso, a coisa mais irritante é passar pela entrada da frente ou lidar com o manobrista. Nós evitamos isso.

Que tal ter Messi e Alicia Keys como vizinhos?
O reconhecimento da marca selou o negócio para Juan Pablo Verdiquio, de 46 anos, um incorporador imobiliário de Miami que se mudou para uma unidade de três quartos na Porsche Design Tower em 2017. Ele agora conta com vizinhos famosos, como o jogador Lionel Messi, a cantora Alicia Keys e o DJ e rapper americano Swizz Beatz.

Como proprietário de alguns carros Porsche - ele dirige um Taycan; sua esposa prefere um Panamera Turbo -, Verdiquio sentiu que a compra desse apartamento veio com um selo de qualidade pré-aprovado no concorrido mercado de Miami.

— Há milhares de apartamentos novos construídos todos os anos aqui. Portanto, optar por uma marca que eu conhecia foi uma maneira de preservar o valor a longo prazo. Do ponto de vista financeiro, eu realmente gostei do fato de ter a marca Porsche — afirmou.

Agora Dezer está voltando sua atenção para o Bentley Residences Miami, programado para ser inaugurado ainda este ano no lugar do Thunderbird Motel de Miami, que foi construído na década de 1950 e demolido em junho.

O edifício de 62 andares à beira-mar, disse ele, aproveitará as comodidades oferecidas na Porsche Design Tower, mas vai dar uma turbinada: haverá quatro elevadores Dezervator, garagens que podem acomodar três ou quatro carros e piscinas externas privativas anexas a cada uma das 216 unidades.

As residências com vista para o mar também terão chuveiros ao ar livre. Os espaços comuns incluirão um Macallan Whiskey Bar, um restaurante Todd English e um salão de charutos. As unidades custam entre US$ 5,5 milhões (R$ 26,7 milhões) e US$ 35 milhões (R$ 169 milhões).

— As pessoas procuram algo único - disse Ian Reisner, vice-presidente da Dezer Development. - Não há um milhão de Porsches no quarteirão — há apenas um. Agora vamos fazer ainda melhor com a Bentley.

Carlos Rosso, um empreendedor de luxo em Miami, disse que os compradores de casas estão cada vez mais adotando lógicas como a de Verdiquio ao comprar imóveis, elevando o poder das grifes que passam para o espaço residencial.

— Estamos todos no mesmo mercado de compradores e todos tentamos diferenciar nossos produtos. Todo edifício residencial precisa contar uma história, e a marca é uma forma de não ter que explicar do que se trata um edifício. Você está se associando a uma marca que já é familiar — disse Rosso.

Como gestor da Rosso Development, Rosso está atualmente focado no The Standard Residences, Midtown Miami, um condomínio de 12 andares que busca atrair compradores aproveitando a vibração descaradamente libertina dos Standard Hotels, talvez mais conhecidos por sua iteração em West Hollywood, onde modelos esguios e bronzeados descansavam em uma caixa de acrílico atrás da recepção.

Em 2014, a Rosso também fez parceria com a Dezer no Residences by Armani Casa, uma torre de 56 andares a poucos passos da Porsche Design Tower. O edifício foi inaugurado em dezembro de 2019. O próprio Giorgio Armani desenhou as tapeçarias e tecidos e selecionou os móveis, e o resultado é um ''extremo yin para o yang da Porsche''.

Enquanto a Porsche Design Tower tem uma vibração de 'man cave' para milionários, em tons primários ousados, o Residences by Armani Casa é feminino e exuberante, com papel de parede floral suave e móveis curvos em cinza e dourado.

Para colecionadores sérios de carros que buscam traduzir cavalos de potência em habitação, Miami oferece outras opções. No centro de Miami, o Aston Martin Residences, com 391 unidades, atualmente em construção e com conclusão prevista para o fim do ano, está quase totalmente esgotado.

A torre de 66 andares tem o formato de uma vela curva brilhante, com unidades começando em US$ 6,5 milhões e subindo para US$ 59 milhões para a cobertura triplex, que vem com seu próprio Aston Martin Vulcan, um hipercarro de US$ 2,3 milhões.

O edifício, que se autodenomina “Um carro transformado em arranha-céu” em seu site, pretende incorporar um zeitgeist atemporal, aprovado por James Bond. Quando for inaugurado, disse o desenvolvedor, German Coto, “será apreciado por aqueles que valorizam um estilo de vida luxuoso e único”.