Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte conta com dois filmes pernambucanos; confira
Evento acontece de 26 de setembro a 1º de outubro
A 17ª edição da Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte vai apresentar 93 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em nove seções temáticas. Evento acontece de 26 de setembro a 1º de outubro e conta com mostras nacionais e internacionais.
A sessão de abertura acontec com “Zé”, ficção inspirada na vida do militante de esquerda José Carlos da Mata Machado, morto pela ditadura militar em 1973. O filme integra a Mostra Homenagem desta edição, sendo dirigido por Rafael Conde, cineasta mineiro que receberá o reconhecimento pela sua trajetória, junto à outra homenageada desta edição, a diretora e atriz Yara de Novaes.
Ao longo de seis dias de evento serão contemplados 13 países (Alemanha, Argentina, Brasil, Catar, Chile, Colômbia, Cuba, França, México, Paraguai, Peru, Romênia) e 12 estados brasileiros (Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo). De Pernambuco foram selecionados os filmes: "Propriedade", de Daniel Bandeira, na Mostra Continente e "Paterno", de Marcelo Lordello, na Mostra Cinemundi.
Em 56 sessões e oito espaços da cidade mineira, haverá pré-estreias, mostra-homenagem, sessões infantis e escolares e dois recortes dedicados à produção latino-americana – inclusive inaugurando em 2023 a primeira edição de uma mostra competitiva internacional, a Mostra Território.
Serviço:
17ª edição da Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte
Quando: 26 de setembro a 1º de outubro