Sabores

Aprenda a preparar um espaguetini cacio e pepe, receita tradicional da Itália

Criada pelos antigos romanos, em pouco tempo a receita se tornou uma das queridinhas dos italianos

Espaguetini calcio e pepe, muito consumido na Itália, foi criado pelos Romanos - Divulgação

Feito com poucos ingredientes, a exemplo do queijo pecorino e da pimenta preta, o prato que veio dos romanos para o mundo gastronômico, o  espaguetini cacio e pepe nasceu durante os movimentos de rebanhos, nos quais os pastores caminhavam por dias, assim necessitando de alimentos que lhe dessem energia ao mesmo tempo que aguentasse longos períodos.

A pimenta preta estimulava diretamente os receptores de calor e ajudava os pastores a se protegerem do frio. Já o queijo envelhecido era o alimento que aguentava as longas caminhadas, enquanto a massa seca garantia a quantidade certa de carboidratos e calorias, que garantiam a energia.

Do campo para as tabernas romanas e de lá para o resto da Itália. Em pouco tempo a receita se tornou uma das queridinhas dos italianos. Confira a receita exclusiva compartilhada pela Barilla, empresa de massas.

Spaghettini Cacio e Pepe
(Por Barilla)

Ingredientes
500g de Spaghettini Barilla
300ml de leite integral
5g de amido de milho
80g de queijo Grana Padano ralado
Raspas de 1 limão siciliano
2 ramos de tomilho limão
Sal e pimenta do reino preta

Modo de preparo
Diluir o amido de milho no leite frio e levar ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Temperar o molho com o queijo ralado, sal e pimenta a gosto. Cozinhar a massa em abundante água salgada. Escorrer dois minutos antes do tempo indicado na embalagem de modo que fique “al dente”. Juntar a massa ao molho, mexendo bem pelos dois minutos faltantes. Se necessário, colocar uma concha da água do cozimento. Finalizar com as raspas do limão e folhas do tomilho limão.

Rendimento: 6 porções