LOJAS AMERICANAS

CPI da Americanas: relatório que isenta executivos e acionistas é aprovado, comissão é encerrada

Deputados do PT, Psol e PL foram contra e apoiaram texto paralelo que pedia responsabilização por abuso de poder dos acionistas

Lojas Americanas - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A CPI da Americanas foi encerrada nesta terça-feira (26) com a aprovação do relatório do deputado Carlos Chiodini (MDB-SC) que isentou de culpa ex-diretores e acionistas de referência da Americanas.

Foram 18 votos a favor e 8 contra. A comissão concluiu, portanto, que o conjunto de provas disponíveis não seria suficiente para sugerir indiciamentos.

Chiodini chegou a analisar sugestões de mudança no material, depois que deputados do PT, Psol e PL protestaram contra o relatório.

 



O relator acrescentou, por exemplo, as informações da carta do ex-CEO da Americanas Miguel Gutierrez, que citava o envolvimento de acionistas majoritários em reuniões da empresa. Mas Chiodini manteve a não responsabilização dos executivos.

“Em que pesem os indícios de materialidade apontados, não foi possível, no atual estágio da investigação, identificar, de forma precisa, a autoria dos fatos investigados. nem imputar a respectiva responsabilidade criminal, civil ou administrativa a instituições ou pessoas determinadas, ante a necessidade da realização de outras diligências e da coleta de elementos de prova mais robustos”, diz o texto.