APL

Flávia Suassuna toma posse da Academia Pernambucana de Letras nesta segunda-feira (2)

A escritora tem nove livros publicados e, durantes vários anos, lecionou em escolas e cursos preparatórios

Flávia Suassuna - Juliane Planzo/Divulgação

A escritora Flávia Suassuna toma posse como membro da Academia Pernambucana de Letras (APL) nesta segunda-feira (2). A solenidade ocorre na sede da instituição, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, às 19h.

Flávia vai ocupar a cadeira de número 32, que ficou vaga após o falecimento do acadêmico Abdias Moura e tem como patrono Francisco Augusto Pereira da Costa.. Ela é a 18ª mulher a ser eleita para a APL.

Durante a cerimônia de posse, a nova “imortal” será recebida com uma saudação da acadêmica Anna Maria César. Ela receberá um colar com medalhão distintivo e um diploma.
 

Sobrinha de Ariano Suassuna, Flávia despertou o interesse pela literatura ainda muito jovem, por influência de seu tio, que ocupou a cadeira de nº 18 da APL. Ela possui nove livros publicados, entre romances, poemas e crônicas, além das participações em coletâneas de prosa e verso.

“Jogo de trevas” (1980), livro de estreia da escritora, foi o primeiro romance a ser publicado por uma mulher em Pernambuco. Graduada em Letras e com mestrado em Teoria da Literatura, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Flávia trabalhou durante muitos anos em escolas e cursos preparatórios para vestibular na rede privada de ensino. 

Atualmente, a nova acadêmica tem trabalhado na escrita de cinco livros inéditos, sendo um deles um romance ainda sem nome. Ela também é membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste (Alane) e conselheira editorial da Editora Cubsac.