Futebol

Quinze confrontos diretos agitam reta final da Série B; Sport terá quatro, três longe do Recife

Atual líder, o Vitória, por exemplo, tem seis duelos contra equipes que brigam pelo acesso

Sport 3x0 Juventude, pelo primeiro turno da Série B - Rafael Bandeira/SCR

Com a Série B entrando em sua reta final, é natural que o clima de apreensão tome conta dos torcedores. Principalmente daqueles que estão vendo o time do coração brigar na parte de cima da tabela. Calcular as chances de acesso, avaliar as partidas e secar os adversários são coisas comuns nesta etapa da competição. Afinal, com apenas 24 pontos em jogo, qualquer tropeço pode colocar em risco o objetivo do clube. Com muitas equipes brigando para chegar à Série A, 15 confrontos diretos ainda vão agitar as últimas rodadas da Segundona. Atual vice-líder, o Sport terá quatro compromissos cruciais para subir de divisão. Três deles fora de casa. 

Na próxima segunda-feira (9), diante da Ponte Preta, na Ilha do Retiro, o Sport encerra uma sequência de quatro jogos contra equipes da parte inferior da tabela. Logo em seguida, pela 32ª rodada, pega ninguém mais ninguém menos que o Juventude, em Caxias do Sul. A equipe gaúcha tem um ponto a menos que o Leão e, ao lado do Atlético-GO (6º), tem o melhor aproveitamento do returno, com 23 pontos somados. 

Com 50 pontos, o time goiano, aliás, também está no caminho dos pernambucanos. Na 36ª rodada, ambos se enfrentam na Ilha do Retiro. Uma rodada antes, em São Paulo, Enderson Moreira e companhia ainda encaram o Mirassol (7º), que já entrou em campo e venceu o Londrina nesta rodada. Sonhando com o acesso, os paulistas têm 49 pontos. 

Na penúltima rodada, também fora de casa, o Sport visita o líder Vitória, no Barradão. Atualmente, quatro pontos separam as equipes na tabela. Porém, ainda sem jogar a toalha pelo título, o torcedor rubro-negro acredita que o embate de leões, em Salvador, pode definir o título desta Série B. Principalmente por conta da dura tabela que os baianos terão até lá. 

Além do Sport, o Vitória tem cinco jogos contra times que tentam chegar à Série A: Criciúma e Novorizontino fora, além de Guarani, Juventude e Vila Nova, no Barradão. 

Outro que não terá vida fácil nesta reta final é o Guarani. Fora o duelo já citado com o Vitória, o Bugre ainda tem pela frente Vila Nova e Criciúma, no Brinco de Ouro, e Mirassol e Atlético-GO, distante de seus domínios. Com 53 pontos, a equipe comandada por Umberto Louzer é a quarta colocada.

Confira os confrontos diretos desta reta final de Série B:

Rodada 31
Guarani x Vila Nova
Criciúma x Vitória

Rodada 32
Vitória x Guarani
Juventude x Sport

Rodada 33
Mirassol x Guarani

Rodada 34
Vitória x Juventude

Rodada 35
Mirassol x Sport
Vitória x Vila Nova

Rodada 36
Guarani x Criciúma
Novorizontino x Vitória
Sport x Atlético-GO

Rodada 37
Mirassol x Atlético-GO
Vitória x Sport

Rodada 38
Atlético-GO x Guarani
Novorizontino x Criciúma