Saúde

Mãe vende creme e sabonete feitos com leite materno: "ajuda a combater o envelhecimento e pele seca"

A ideia de fazer os produtos surgiu após o estoque de leite armazenado no refrigerador de Britni Eddy estragar

Britni Eddy com os produtos feitos à base de leite materno - Reprodução/Instagram

Uma mulher teve uma solução criativa para os diversos litros de leite materno que estragaram ao serem mal armazenados no refrigerador da sua casa. Britni Eddy, de Idaho, nos EUA, fez diversos sabonetes e cremes para não perder o líquido, mas com o tempo, percebeu que isso poderia se tornar uma fonte de renda.

— Seis ou sete meses após o parto da minha filha, meu marido estava reorganizando a garagem e mudou nosso freezer. Ele se distraiu e não ligou o freezer novamente, então todo o meu estoque de leite materno no freezer foi arruinado. O incrível do sabonete de leite materno é que você pode usar leite materno vencido no freezer — conta Britni, em entrevista ao site DailyMail.

Neste ano, a ideia se transformou em negócio, chamado Mama's Magic Milk (Leite mágico da mamãe, traduzido do inglês), no qual ela vende produtos de cuidados para a pele com o leite retirado dela mesma ou de suas compradoras, que podem optar pelo envio se estiverem em período de amamentação.

Ou podem optar por outras opções de base para os produtos, que podem ser feitos de manteiga de karité e leite de cabra. Além disso, os compradores podem escolher se querem incluir óleos essenciais, como lavanda ou camomila e podem ter diferentes formatos.

Resistência à insulina: as 5 maneiras de controlar (e reverter) o problema que leva a derrame, infarto e gordura no fígado

Segundo a empreendedora, os leite materno ajuda a combater o envelhecimento, rugas, estrias e pele seca em pessoas adultas. Já, para os bebês, o benefício está na cicatrização de cortes, e melhora em casos de eczemas e assaduras.

Para produzir o sabonete especial são necessários entre 150 a 180 ml de leite materno, com o kit contendo seis barras custando 155 reais (30 dólares). Já a loção e os cremes para fraldas custam individualmente 77 reais (15 dólares).

Como armazenar o leite materno?
O armazenamento do leite materno é um método muito utilizado para manter o estoque do líquido disponível para o bebê e também ajuda às mães que produzem para além do necessário para apenas um bebê. Em temperatura ambiente, o leite bombeado fora do peito pode durar até quatro horas, já na geladeira esse período dura quatro dias e no freezer, até um ano.

Se não for armazenado adequadamente, bactérias podem se desenvolver no leite materno, o que pode provocar consequências negativas, como vômito ou diarreia no bebê.