Esportes

Como a guerra no Oriente Médio tem afetado os esportes

Conflito entre Israel e Hamas já traz consequências para os esportes na região. Partidas foram adiadas e canceladas

Conflito em Israel deixa mais de 1.100 mortos em dois dias - Ahmad Gharabli/AFP

O esporte não está isolado da situação que atualmente ocorre entre Israel e Hamas. Após o ataque do grupo terrorista, um conflito que já dura vários anos foi reavivado e pretende iniciar um novo e difícil capítulo. As tensões crescem entre ambos os comandos e o mundo inteiro olha com temor para o que acontece na Faixa de Gaza.

UEFA suspende todos os jogos relacionados com Israel

A UEFA anunciou o adiamento de todos os jogos relativos à seleção israelita e às suas categorias inferiores



“À luz da atual situação de segurança em Israel, a UEFA decidiu adiar vários jogos programados para serem disputados no país.”, dizia o comunicado.

A partida entre Israel e Suíça pelas eliminatórias da Eurocopa de 2024, que seria disputada na próxima quinta-feira (12), aguarda nova data. A partida entre Israel e Kosovo no próximo domingo (15), também pelas eliminatórias da Eurocopa de 2024, continua, mas pode ser adiada nas próximas horas.

Além destes jogos da selecção principal, a UEFA adiou os jogos de sub-21 de Israel frente à Estónia e à Alemanha, além de um torneio de sub-17 que enfrentaria Israel, Bélgica, Gibraltar e País de Gales.

A Federação Israelense de Futebol oficializou a suspensão da competição nacional até segunda ordem. A pausa deverá ser longa e não há data para o retorno do futebol ao país do Oriente Médio.

A Euroliga suspende dois jogos de basquetebol

A primeira grande organização a se mobilizar foi a Euroliga de basquete. Por meio de comunicado oficial, a organização anunciou o adiamento de duas partidas que aconteceriam nos próximos dias.



“A partida da BKT Eurocup entre Hapoel Shlomo Tel Aviv e Wolves Vinius, que será disputada na próxima quarta-feira, está pendente de nova data. Quanto ao jogo da Euroliga que colocaria o Emporio Armani do Milan contra o Maccabi de Tel Aviv na próxima quinta-feira, também foi suspenso devido à situação de guerra que afeta Israel”.