NEGOCIAÇÃO

Governo Lula tenta retirar brasileiros que estão na Faixa de Gaza via Egito

Segundo embaixador responsável por assuntos ligados ao Oriente Médio, há 25 brasileiros nessa situação

Faixa de Gaza é considerada área de maior risco - Mahmud Hams/AFP

O embaixador Carlos Duarte, chefe da Secretaria de África e Oriente Médio do Itamaraty, disse que o governo do Brasil tenta conseguir o acesso de 25 brasileiros que estão na Faixa de Gaza, para retornarem ao Brasil. A negociação está acontecendo por meio do escritório em Ramallarh, na Cisjordânia.

Esta seria uma segunda fase do processo de repatricação. Atualmente, mais de 1.700 brasileiros que estão em Israel, a maioria turistas, procuraram a embaixada do Brasil em Telk Aviv para retornarem ao país em uma das aeronaves que foram colocadas à disposição pela Força Aérea Brasileira (FAB).

— A expectativa é que seja possível trazer os brasileiros quer queriam voltar, começando por aqueles que estão em Israel como visitantes e com residência no Brasil. Quem está na Faixa de Gaza, que é um grupo menor, teria que ir até a saída pelo Egito, cuja fronteira não tem uma abertura regular — explicou o embaixador.

A Faixa de Gaza é uma área de maior risco. Foi de lá que partiu um forte ataque-surpresa promovido pelo grupo palestino Hamas na manhã do último sábado.