Márcio Bastos lança "Pernalonga: Uma sinfonia inacabada" na Bienal do Livro
Biografia aborda a carreira do ator pernambucano Roberto de Lira França
"Pernalonga: Uma sinfonia inacabada" (Cepe Editora) biografia do icônico ator pernambucano Antonio Roberto de Lira França (1959-2000), será lançada nesta sexta-feira (13), às 19h, na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.
A obra é o primeiro livro assinado pelo jornalista Márcio Bastos, que foi setorista de artes cênicas nos jornais locais durante dez anos e, atualmente, estuda a área em sua pesquisa de mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A proposta da biografia é resgatar a carreira de Pernalonga para além de sua presença no Vivencial Diversiones, icônico grupo teatral que marcou a cena pernambucano nos anos 1970. Fora do coletivo, ele protagonizou peças como “7 Fôlegos”, escrita por Jomard Muniz de Britto.
Pernalonga foi também militante das causas LGBTQIAPN+. Nos tempos em que o preconceito contra as pessoas soropositivas era ainda maior, ele esteve em peças e ações educativas para conscientização sobre HIV e Aids.
Ainda durante a Bienal, antes do lançamento, Márcio integra a mesa “As muitas vidas de Pernalonga”, ao lado de Rosângela Lira, irmã do ator. O bate-papo terá mediação do jornalista e pesquisador teatral Leidson Ferraz.
Serviço:
Livro “Pernalonga: Uma sinfonia inacabada", de Márcio Bastos
Cepe Editora
Preço do livro: R$ 50 e R$ 20 (e-book)