teatro online

Pernambucano é um dos vencedores do Prêmio WeDo! de e-Teatro

"O Açougueiro Online", de Alexandre Guimarães, foi um dos agraciados no evento, que premiou as melhores produções teatrais online do Brasil

"O Açougueiro", com Alexandre Guimarães, ganhou na categoria "Linguagem Audiovisual" - Lina Sumizono/Divulgação

O Prêmio WeDo! de e-Teatro revelou, na última terça (10), os vencedores da sua segunda edição. A cerimônia de premiação aconteceu no Mundo Circo, em São Paulo, contemplando as melhores produções de teatro online do Brasil. Entre os ganhadores, está o espetáculo “O Açougueiro Online: da Sequidão da Caatinga aos Mares da Web”, do pernambucano Alexandre Guimarães, na categoria “Linguagem Audiovisual”.

A cerimônia foi transmitida nas plataformas digitais e contou com apresentação e pocket-show de Nany People. Uma das novidades deste ano foi a possibilidade de o público escolher um avatar e participar de uma experiência gameficada, com com mesas-talks, podendo encontrar com os amigos e conversar em salas de bate-papo ou mesmo conhecer novas pessoas.

Pernambuco premiado
Concebido a partir da peça “O Açougueiro”, que na versão presencial foi vista por mais de seis mil pessoas, a obra pernambucana foi uma das 13 produções apresentadas na mostra realizada pela WeDo! Entretenimento, que aconteceu entre 03 e 08 de outubro, com patrocínio da Sabesp, via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). 

“O Açougueiro Online: da Sequidão da Caatinga aos Mares da Web” tem o texto original e direção de Samuel Santos. Além de produtor do espetáculo, Alexandre Guimarães é também protagonista, dando vida aos personagens da montagem que conta a história de um homem de origem humilde que realizou o sonho de abrir um açougue e de sua mulher, uma ex-prostituta, em um pequeno vilarejo do Sertão nordestino. 
 

Prêmio WeDo! 
Criado em 2021, em um momento de incertezas frente à crise do coronavírus, o e-Teatro WeDo! se consolidou como uma experiência exitosa e reconhecida pelo público: foram mais de 40 mil acessos e 15 mil espectadores distribuídos por 23 estados brasileiros e 13 países. 

A experiência de consumir obras de teatro digital, popularizada durante a pandemia, ampliou o alcance das produções, dialogou com novos públicos e estimulou pesquisas de linguagem.

O e-Teatro WeDo! integra a produtora cultural WeDo! Entretenimento, criada pela artista Carol Guimarães em parceria com Adriana Paulini Leão, Isabel Hani, Danilo Cruz e Vanessa Gasparini.

Confira a lista de premiados

Espetáculo
“Amadeo” – Nelson Baskerville (SP)

Direção
“Amadeo” – Nelson Baskerville

Dramaturgia
“Revolução na América do Sul” – Wellington Junior + elenco (RJ)

Interpretação Principal
“As Sete Vidas de Alva” – Anja Bittencourt

Interpretação Coadjuvante
“Revolução na América do Sul” – Júnior Melo

Linguagem Audiovisual
“O Açougueiro Online” – Alexandre Guimarães Produções (PE)

Figurino
“A Casatória da Defunta” – Marcos Leonardo (RN)

Cenografia
“Amores Flácidos” – Marcela Rodrigues (RJ)

Iluminação
“Constância” – José Alcântara (RJ)

Maquiagem e Visagismo
“O Amor de Van Gogh” – Claudinei Hidalgo (SP)

Trilha Sonora
“Histórias do Mundão” – Ana Mendes, Daniel Arcades e Luciano Salvador Bahia (BA)

Espetáculo Júri Popular
“A Borboleta Sem Asas”

Produção Sustentável
“Amores Flácidos” (RJ)