Israel concorda em criar "zonas seguras" para civis palestinos dentro de Gaza
Grande intervenção israelense no enclave é esperada em resposta ao ataque do Hamas no sábado (7)
Israel concorda em criar “zonas seguras” para civis palestinos na Faixa de Gaza, disse um alto funcionário dos Estados Unidos nesta sexta-feira (13), já que uma grande intervenção israelense no enclave é esperada em resposta ao ataque do Hamas no sábado (7).
“Uma das questões que abordamos nas nossas reuniões de ontem (em Tel Aviv) é a necessidade de estabelecer algumas zonas seguras onde os civis possam se deslocar e estar protegidos das operações de segurança legítimas de Israel”, disse o responsável no dia seguinte à visita do secretário de Estado americano, Anthony Blinken.
Os Estados Unidos estão em negociações para abrir a passagem fronteiriça de Rafah, em Gaza, e estrangeiros que procuram fugir, disse um alto funcionário dos EUA, enquanto Israel prepara uma grande experiência.
“Isso é algo que também discutimos com Israel, algo que continuamos discutindo com o Egito, a importância da passagem de Rafah estar aberta para cidadãos americanos e para estrangeiros de outros países que querem sair e têm o direito de sair”, disse o oficial.