Dois dias após ministros de Lula, Bolsonaro sobrevoa áreas atingidas pelas chuvas em SC
Ex-presidente acompanhou o governador Jorginho Mello; na quarta-feira, Marina Silva e Waldez Góes estiveram no estado e fizeram o mesmo percurso
Ao lado do governador Jorginho Mello, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoa nesta sexta-feira (13) o Alto e Médio Vale do Itajaí, região que foi acometida pelas fortes chuvas em Santa Catarina.
Há exatos dois dias, na quarta-feira, esta mesma agenda foi cumprida por dois ministros de Lula (PT) — Marina Silva (Meio Ambiente) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional).
O ex-mandatário chegou ao estado nesta quinta-feira (12), quando esteve em Chapecó. Na ocasião, Bolsonaro esteve em uma marcha pró-vida, onde prestou solidariedade às vítimas dos temporais:
— O futuro do Brasil passa pela mão de todos nós. Nessa rápida passagem por aqui, deixo minha solidariedade a todos catarinenses por causa das chuvas, e ao Estado de Israel, pela guerra — disse o ex-presidente.
Por ter passado o dia com Bolsonaro em uma agenda que não tratou sobre as chuvas, Jorginho Mello se tornou alvo de críticas nas redes sociais. "A chuva voltou forte em Santa Catarina e Jorginho Mello hoje participa de um evento contra o Aborto em Chapecó..", escreveu um usuário no X (antigo Twitter).
De acordo com balanço do próprio governo, 111 cidades estão em estado de emergência.
Comitiva de Lula
Em recuperação após uma cirurgia no quadril, o presidente Lula enviou seus ministros ao estado. Na última quarta-feira, Waldez Góes e Marina Silva se reuniram com prefeitos do Vale do Itajaí e sobrevoaram as regiões afetadas pela chuva. Na ocasião, também assinaram o Pacto pela Governança da Água, cujo objetivo é acompanhar a segurança das barragens.