REQUALIFICAÇÃO

Governo de Pernambuco lança licitação das obras de reforma do Hospital da Restauração

Publicação autoriza início do processo de contratação da empresa de engenharia que será responsável por reforma

Hospital da Restauração, no Recife - Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O Governo de Pernambuco divulgou, na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (18), o processo de licitação das obras de reforma do Hospital da Restauração (HR), localizado na área central do Recife. Documento autoriza a contratação de uma empresa de engenharia, que ainda não foi escolhida, para execução da reforma e recuperação das dependências internas de quatro pavimentos-- os  4°, 5°, 6° e 8° andares do hospital.

Visando a garantir melhorias na infraestrutura da unidade de saúde e, consequentemente, a qualidade do atendimento à população, a obra, que não teve data de incío informada, tem prazo para execução completa dos serviços de dois anos (24 meses), com valor de referência máximo para contratação de R$ 23,4 milhões.

Inicialmente, a licitação precisa terminar e a empresa ser escolhida, para que as obras sejam iniciadas, podendo ser entregue à população por etapas, antecipadamente, explica o governo.

A requalificação do HR foi um dos pedidos feitos pela população à gestão estadual atual. O anúncio da recuperação foi feito durante a plenária do Ouvir para Mudar do Recife, evento que o governo realizou para saber as sugestões e demandas da população.

“A publicação de hoje é um passo concreto e decisivo para a mudança que nosso governo decidiu fazer no Hospital da Restauração. Ainda nos primeiros dias de gestão, fizemos uma visita à unidade e conferimos de perto as instalações, ouvindo muitas demandas de profissionais da saúde, servidores, pacientes e acompanhantes”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Além dessa obra maior, de quatro pavimentos, outra já está em execução, a readequação do 7º andar do hospital. A intervenção envolve o aporte de R$ 9 milhões para execução dos serviços e partiu de uma contratação iniciada anteriormente, que "foi readequada este ano para atender às demandas necessárias da unidade". 

O Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra, fundado em 1969, maior emergência do Norte/Nordeste, é referência para casos de queimaduras graves, vítimas de violência – agressões por arma de fogo e arma branca - e traumas em geral, como os sinistros de trânsito.

Com mais de 830 leitos, todos os meses são realizados cerca de 5 mil atendimentos na emergência.

O edital, os anexos do documento e comunicados sobre o processo licitatório para a nova obra dos quatro pavimentos do HR estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (19) nos sites www.peintegrado.pe.gov.br e www.sad.pe.gov.br.