CPI do 8 de Janeiro: governistas farão caminhada simbólica à Praça dos Três Poderes
Ideia é levar o relatório final, após sua aprovação, para um dos centros dos ataques golpistas
Parlamentares da base do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vão fazer uma caminhada do Senado até a Praça dos três Poderes após a votação do relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA).
Eles querem levar o parecer para um dos pontos que foi ocupado pelos golpistas no início do ano.
“Será um ato simbólico para reocuparmos o centro do poder no Brasil e firmar, mais uma vez, que a democracia brasileira resistiu e resistirá, sempre”, diz o comunicado.
Com a maioria dos parlamentares entre os participantes da CPI do 8 de Janeiro, os governistas devem aprovar com folga o relatório de Eliziane pedindo o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais 60 pessoas.
A sessão para votar o parecer ainda está na fase dos debates. Foram 32 inscritos para debater o texto apresentado por Eliziane. A votação deve acontecer na sequência.
Durante os debates, parlamentares da base defenderam o pedido de indiciamento de Bolsonaro, enquanto a oposição cobrou a relatora pela não inclusão do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias.
Durante os pronunciamentos, os deputados da base do governo dedicaram os seus votos à ex-presidente Dilma Rousseff, que sofreu um processo de impeachment no Congresso, e à vereadora Marielle Franco, que foi assassinado no Rio de Janeiro.