México ativo plano de emergência antes da tempestade que pode virar furacão
O México ativou um plano de emergência para a região da Baixa Califórnia
O México ativou um plano de emergência para a região da Baixa Califórnia, diante da aproximação da tempestade tropical Norma, que pode se tornar um furacão nas próximas horas, anunciou, nesta quarta-feira (18), o presidente Andrés Manuel López Obrador, alertando que o personagem se dirige diretamente a Los Cabos, destino turístico do Pacífico mexicano.
Às 15h GMT (12h em Brasília), Norma se localizava 925 km a sudeste de Cabo São Lucas, com ventos máximos sustentados de 110 km/h, e se deslocava a 11 km/h, segundo o relatório mais recente do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês).
“Está previsto um fortalecimento rápido nos próximos dias e Norma deve se tornar um furacão ainda hoje”, ressaltou o NHC. López Obrador indicou que uma tempestade deve provocar tempestades nesta quarta-feira nos estados costeiros de Colima, Guerrero, Jalisco e Michoacán, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).
Mais de 6 mil efetivos foram em alerta nos estados da Baixa Califórnia e Baixa Califórnia Sul, com foco nas localidades de San Quintín, Mulegue e La Paz, segundo a Secretaria de Defesa Nacional.